Guardas Municipais fazem curso de aprimoramento em Santana de Parnaíba
terça-feira, 26 de julho de 2011Desde o último dia 11/07, os integrantes da Guarda Municipal Comunitária (GMC) da cidade Santana de Parnaíba estão fazendo curso de aprimoramento, que visa tanto o crescimento profissional, quanto à melhoria do atendimento prestado à população da cidade. Integram esta turma de alunos 36 guardas municipais que trabalham em escolas da Rede Municipal de Ensino, zelando pela segurança dos estudantes, por meio do Projeto Propaz.
O curso estende-se até o próximo dia 22/07 e está sendo ministrado no Centro de Formação e Aprimoramento de Guardas (CFAG), localizado à Estrada da Servidão, 1.112, no bairro Sítio de Baixo. As aulas abrangem vários temas presentes no cotidiano dos membros da corporação, visando fornecer informações cada vez mais adequadas e atualizadas para a melhor atuação dos guardas em seu dia-a-dia.
Durante o curso, que tem carga horária total de 80 horas, os guardas estão tendo a oportunidade de se deparar com assuntos pertinentes a seu aprimoramento profissional, como noções de defesa civil, psicologia aplicada, motivação, manutenção geral (arma, munição e tiro), noções básicas de trânsito, informações sobre coleta de dados e investigação criminal, imobilização tática, primeiros socorros, entre outros.
Nas aulas, ainda, os guardas municipais tiveram informações mais aprofundadas sobre legislações, entre elas, o Estatuto do Desarmamento (aquisição, uso e porte de arma de fogo), Direito Penal (Teoria Geral do Crime), Direito Constitucional, Leis de Crimes Ambientais. Eles também assistiram a palestras, com destaque para a ministrada pelo delegado Reinaldo Correia, responsável pela Divisão de Prevenção e Educação, do Departamento de Investigações Sobre Narcóticos (DIP/DENARC).
O Centro de Formação
Inaugurado em julho de 2006, o Centro de Formação e Aprimoramento de Guardas tem por objetivo trabalhar de modo constante e abrangente o aperfeiçoamento profissional dos membros da GMC da cidade. Para isso, periodicamente, o espaço oferece, gratuitamente, cursos variados aos profissionais da área. No caso deste, que está sendo oferecido aos guardas que trabalham nas escolas municipais da cidade, é realizado a cada seis meses.
De acordo com o inspetor de treinamento da GMC Adauto José de Oliveira Junior, a criação do Centro de Formação e Aprimoramento de Guardas foi fundamental para a melhoria constante dos serviços na área de segurança prestados à comunidade. “Por meio dele, os profissionais da área têm tido a oportunidade de se atualizar e obter informações importantes para a sua boa atuação. Esta foi a maneira que a municipalidade encontrou de oferecer subsídios para que os nossos guardas lidem melhor com situações cotidianas, que nem sempre são fáceis”, ressalta o inspetor Adauto.
Já a psicóloga Cecília de Lourdes Batista Farias, que integra a equipe de coordenação de capacitação, orientação e perfil da GMC da cidade, acredita que é necessário um acompanhamento constante dos profissionais da área, principalmente por trabalharem, muitas vezes, em seu cotidiano, em situações limite. “E, no caso destes guardas, por serem responsáveis por promover a paz nas escolas, procuramos fazer um acompanhamento e levar informações para que atendam à população de forma mais adequada, preservando os itens de segurança com consciência”, afirma Cecília.
Quem aprova a iniciativa é o guarda municipal Evandro José de Oliveira, de 31 anos, e membro da corporação há sete anos. “Desde quando ingressei na GMC, a infraestrutura oferecida vem melhorando cada vez mais, inclusive no que se refere à capacitação profissional. É fundamental para nós, que atuamos nas escolas, este curso de aperfeiçoamento constante. Este tipo de iniciativa sempre agrega, seja no aspecto profissional ou mesmo nos valores pessoais”, elogia o GMC Evandro.
O Propaz
Implantado no município em 2003, o Propaz visa garantir a segurança dos alunos da Rede Municipal de Ensino, por meio de uma parceria entre a Guarda Municipal e a Secretaria Municipal de Educação, que consiste na realização de ronda escolar e presença de guardas municipais em diversos colégios municipais da cidade.
Em 2009, o projeto foi reformulado, buscando dar um maior preparo para os GMCs selecionados para trabalhar com a segurança dos colégios municipais. Hoje, o projeto conta com 35 homens, atuando em 25 unidades escolares, durante o período de aula, das 7h às 23h. Além disso, a corporação possui 24 viaturas e seis motos, que passam diversas vezes por dia, em ronda, nos 65 colégios municipais.
A escolha dos guardas que atuam no projeto não é feita de forma aleatória. A seleção segue um critério rigoroso, que busca identificar, na corporação, os guardas com perfil psicológico adequado para lidar com os estudantes. Entre as características necessárias para trabalhar com os alunos, estão o maior equilíbrio emocional e a capacidade para lidar com situações adversas.
Além disso, eles precisam ser atentos à área operacional e conseguir observar os pontos vulneráveis que coloquem os alunos em risco de segurança. Os guardas selecionados para as escolas recebem um treinamento especializado, que extrapola as técnicas operacionais de policiamento e de outros temas transmitidos a todos os agentes que vão atuar nas ruas da cidade.
A GMC
Criada em 1999, na primeira gestão do Prefeito Silvinho Peccioli, por meio da Lei Complementar nº 018, de 23 de novembro, a Guarda Municipal Comunitária de Santana de Parnaíba a partir de então ganhou novas atribuições, além de ser responsável por zelar apenas pela segurança do patrimônio público. Atualmente, a GMC conta com 12 postos localizados em pontos estratégicos de diversos bairros da cidade.
A GMC, atualmente, dispõe de um efetivo de 432 integrantes, que atuam na cidade em diversas áreas, como segurança do patrimônio público e da população, controle do trânsito, auxílio no resgate de vítimas e policiamento preventivo.
Hoje, a corporação trabalha com 35 viaturas operacionais – entre veículos, motocicletas e unidades móveis de atendimento Pré-Hospitalar, utilizadas em caso de acidentes.
A Guarda possui, ainda, um centro de formação e aperfeiçoamento de guardas, onde integrantes da GMC recebem todo tipo de instrução e aprimoramento para o desenvolvimento da carreira.
Além de atender ocorrências das mais variadas naturezas, a Guarda Municipal conta com o Departamento Civil e Meio Ambiente, sendo que por meio dele presta auxílio aos outros órgãos que atuam no setor, além de realizar rondas em áreas de mananciais e de preservação ambiental.
A corporação ainda conta com um Sistema Inteligente de Prevenção ao Crime, que consegue alterar rotas de patrulhamento, de acordo com os registros de ocorrências, e um canil, composto por cães farejadores que auxiliam a corporação em missões especiais, principalmente nas buscas de entorpecentes, e uma banda com 15 músicos.
Fonte: Prefeitura de Santana de Parnaíba