Flutuador encontra lixo no trecho do Tietê em Santana de Parnaíba
terça-feira, 6 de setembro de 2011O Flutuador encontrou, nesta segunda-feira (5), muito lixo e espuma no trecho da cidade Santana de Parnaíba, na Grande São Paulo. A situação é a mesma encontrada em 2009. Nesta segunda, o equipamento deverá chegar em Pirapora do Bom Jesus. A previsão é que o Flutuador e o guardião Dan Robson naveguem 21 km.
A largada foi logo depois da barragem de Santana de Parnaíba, mas, mesmo assim, o nível de oxigênio estava ruim, marcando 4,3 mg/l. A expedição avançou pelo Rio Tietê e a situação ficou péssima. Primeiro caiu para 2,7 mg/l, ainda ruim. Depois, sem tanta agitação na água, chegou próximo ao 0,3 mg/l tanto às 9h quanto às 10h15.
Em 2009, a expedição descobriu que as duas cidades por onde o flutuador passa nesta segunta cuidavam muito mal do esgoto e grande parte ia para o rio. Santana de Parnaíba só coletava 25% do esgoto e não tratava nada. Na época, o prefeito disse que a situação ia mudar em três anos. “Tenho uma promessa da Sabesp que, até 2012, 60% vai estar coletado e tratado”, afirmou Silvinho Peccioli ao SPTV. Atualmente, a cidade coleta 28% do esgoto que produz e trata apenas 5%. Os moradores também reclamam da cobrança da taxa de esgoto que pagam.
Sobre a cobrança dessa taxa, a Sabesp esclarece que segue a legislação estadual, que determina o pagamento da tarifa pelo afastamento do esgoto. A Prefeitura de Santana de Parnaíba diz que continua confiando no compromisso da Sabesp de coletar e tratar 60% do esgoto da cidade até o final de 2012 e diz que toda responsabilidade por esse trabalho é da própria Sabesp. A Sabesp informou, porém, que essa meta só será alcançada em 2013.
Nova expedição
A nova expedição do flutuador entra na terceira semana, em uma viagem de 555 km pelo Rio Tietê. Na primeira semana, o flutuador saiu de Biritiba Mirim, 14 km depois da nascente. A expedição passou por Mogi das Cruzes e terminou em Suzano. A segunda semana teve percurso difícil e com muita sujeira. O flutuador saiu de Suzano, passou por Guarulhos e pela capital, as duas cidades mais ricas do estado. Enfrentou ainda a sujeira de Osasco e Barueri, até chegar a Santana de Parnaíba, ponto de partida do 13º dia de expedição.
Fonte: G1
Mais notícias sobre Santana de Parnaíba:
- Prefeitura de Santana de Parnaíba abre inscrições para o 9º Passeio Turismo Off Road
- A Equipe do Encontra Santana de Parnaíba deseja às nossas leitoras um excelente Dia Internacional da Mulher
- SIA inaugura sua nova sede em Santana de Parnaíba
- Sabesp: falta de energia prejudica Santana do Parnaíba
- Sessão em Santana de Parnaíba termina em tumulto