Prefeitura de Santana de Parnaíba entrega Manual do Morador do Centro Histórico
sexta-feira, 2 de março de 2012Preocupada em preservar o patrimônio histórico da cidade de Santana de Parnaíba, a Prefeitura, por meio do Projeto Oficina Escola de Artes e Ofícios (POEAO), pertencente à Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, iniciou, nesta última segunda-feira (27/02), a distribuição do Manual do Morador. O livreto, com informações sobre conservação das edificações históricas, será entregue para todos os 209 imóveis tombados pelo CONDEPHAAT (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico) e área envoltória.
A distribuição do Manual do Morador faz parte do Programa de Preservação implantado pela Prefeitura, que tem utilizado vários instrumentos para a proteção e recuperação das edificações do Centro Histórico da cidade. Ele é uma releitura da antiga “Cartilha do Morador” entregue á população, anos atrás. Ele contém informações técnicas específicas para a conservação e manutenção dos imóveis do conjunto arquitetônico parnaibano, considerado o maior em termos de preservação do Estado de São Paulo, e referência na construção em Taipa de Pilão portuguesa do Brasil, com edificações dos séculos 17, 18 e 19.
De acordo com o coordenador do POEAO Turinã Inácio, a entrega do manual vem complementar as ações que têm sido realizadas para conservar o patrimônio histórico. “A distribuição da primeira edição do manual ajudou muito a conservar os imóveis históricos. Mas, hoje, a realidade da cidade é outra. Temos, inclusive, novos moradores que não estavam aqui quando foi entregue a cartilha anterior. Por isso, sentimos a necessidade de fazer uma edição atualizada e distribuí-la novamente”, disse.
De forma clara e bastante objetiva, o manual do morador explica o significado e a importância do patrimônio histórico, quais as ações que a Prefeitura têm realizado para proteger e recuperar todo o Centro Histórico. A cartilha traz, também, informações sobre os fatores que deterioram o patrimônio, quais são as estruturas dos imóveis e as patologias que podem comprometê-los. Há, ainda, rientações sobre quais métodos utilizados para a eliminação de pragas, como o cupim e ratos.
Todo o conteúdo do manual tem como objetivo fazer com que os moradores mantenham as características de seus imóveis, preservando a identidade e a história de Santana de Parnaíba. “Uma das maiores dificuldades das pessoas é com relação à padronização de placas e à ampliação. Com o manual, eles poderão sanar estas e outras dúvidas. Além de contribuir para a preservação do imóvel, esperamos também oferecer uma maior comodidade aos moradores”, completou Turinã.
Uma das pessoas que aprovou a entrega do manual foi a moradora Maria de Fátima Machado, que reside no Centro Histórico há mais de 50 anos. “Acho muito bom a entrega deste manual, pois há muitas pessoas que não sabem como proceder na hora de mexer em seus imóveis. Estando orientadas, elas não correrão o risco de fazer uma intervenção errada e depois terem de refazer, para deixar da forma certa. Além disso, elas saberão também a quem procurar”, disse Maria de Fátima.
A proprietária da Padaria Aurora, Nirza Scarpa de Oliveira Leite, também achou muito positiva a distribuição do manual. “Ele vai ajudar a preservar o nosso Centro Histórico, pois muitos não sabem como deve ser feito. Eu mesma tenho a maior preocupação em não descaracterizar o meu imóvel. Seria muito bom que todos tivessem também esta consciência”, garantiu Nirza.
Fonte: Prefeitura de Santana de Parnaíba
Mais notícias sobre Santana de Parnaíba:
- Projeto Música na Praça continua agitando Santana de Parnaíba durante Setembro
- Prefeitura de Santana de Parnaíba realiza a 12ª edição da Ação Comunitária no próximo sábado (26/11)
- Santana de Parnaíba sofre com os fortes temporais de verão
- Santana de Parnaíba atrai 30 mil pessoas na Festa de Corpus Christi
- Prefeitura de Santana de Parnaíba promove a Quinta Conferência Municipal da Cidade