Santana de Parnaíba investe em projetos de inclusão e acessibilidade às pessoas com deficiência
sexta-feira, 13 de abril de 2012Melhorar cada vez mais o acesso às pessoas com deficiência é prioridade em Santana de Parnaíba. Para isso, a Prefeitura local vem investindo em ações na área, com destaque para as obras de adaptação de prédios públicos, projetos de inclusão desta parcela da população na sociedade e criação de uma Comissão Municipal Permanente de Acessibilidade.
Visando atender às necessidades de locomoção das pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, há alguns anos, a municipalidade vem investindo em adaptações dos espaços públicos da cidade. Uma das ações acontece nos Colégios que integram a Rede Municipal de Ensino, cujas construções contam com elevador em seus projetos desde o ano de 2002. Já os que foram erguidos anteriormente passam por obras de adaptação, com a implantação de elevadores, rampas de acesso e banheiro acessível, de acordo com a capacidade de cada prédio.
As adaptações vêm sendo executadas pela Secretaria Municipal de Obras e devem ser concluídas até o final do mês de abril, resultando em 100% da Rede Municipal de Ensino adaptada para pessoas com deficiências físicas. Recentemente, foram concluídas adaptações nos Colégios Municipais Abelardo Marques da Silva, com a implantação de um elevador, uma rampa de acesso e um banheiro acessível, e Carlos Alberto de Siqueira, com a construção de um elevador.
No momento, estão passando por obras deste gênero oito outras unidades educacionais da Rede: os Colégios Municipais Aldônio Ramos Teixeira, Ana Aparecida, Paulo Octávio Botelho, Ruth de Azevedo S. Rodrigues, Tenente General Gaspar de Godói Colaço, Bernardino Marques da Silva, Imídio Giuseppe Nérici e Padre Anacleto de Camargo.
Esta ação integra um programa mais amplo, desenvolvido para atender as reais necessidades das pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, para que elas tenham, cada vez mais, uma melhor qualidade de vida. “Garantir o direito como cidadão dos cadeirantes, idosos e pessoas que, por qualquer outro motivo, tenham dificuldade de locomoção, é fundamental. E essa tarefa é um dos nossos grandes desafios, pois é um processo que precisa de estudo e de muito investimento”, destaca o Prefeito.
Outras adaptações
A Prefeitura de Santana de Parnaíba realizou outras adaptações em prédios públicos da cidade, com a construção de rampas de acesso e, em alguns casos, com a implantação de elevadores. Vale dizer que esta medida já vem sendo realizada há alguns anos no município.
Por exemplo, entre agosto e setembro de 2010, foram construídas oito rampas de acesso no Terminal Rodoviário, localizado no Centro do município, visando eliminar os possíveis obstáculos existentes no local.
Esta iniciativa foi motivada por uma solicitação da Comissão Permanente de Acessibilidade, que é formada por membros do poder público e tem como atribuição principal diagnosticar a situação dos diversos espaços públicos do município e sugerir medidas para que o direito à acessibilidade dos moradores da cidade com deficiência ou mobilidade reduzida seja garantido.
Inclusão nas escolas
Visando atender os alunos com deficiência, nas suas mais variadas limitações, a Secretaria Municipal de Educação desenvolve, desde 1997, o Projeto “Inclusão”, que tem como objetivo promover a inclusão dessas crianças e jovens com os outros estudantes da Rede Municipal de Ensino.
Para isso, os educadores passam por capacitação na área para atenderem, da melhor maneira possível, os alunos com deficiência visual, auditiva, mental e física. Desenvolvida por meio de cursos, a ação é realizada, periodicamente, e gerenciada por uma equipe de apoio, composta por dois psicólogos, dois fonoaudiólogos e dois terapeutas ocupacionais.
Essa equipe, além de realizar visitas nos 65 colégios municipais, faz todo o acompanhamento das crianças e jovens com deficiência atendidos pela Rede Municipal de Ensino. Quando necessário, os profissionais que integram esse grupo fazem o devido encaminhamento para cada criança acompanhada por eles.
A ação mais recente deste Projeto aconteceu na manhã do último dia 26/03, na sede da Secretaria Municipal de Educação, com a realização de um curso sobre “Deficiência Intelectual – Práticas Pedagógicas”, ministrado pela educadora Mônica Leonel Garcia Federico. Ao todo, participaram desta ação 120 educadores da Rede Municipal de Ensino.
A Comissão Permanente de Acessibilidade
Criada por meio da portaria de nº 3.865/08, de 01/10/2008, a Comissão Municipal Permanente de Acessibilidade é composta por membros do poder público que se reúnem, mensalmente, com o intuito de discutir projetos de acessibilidade às pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.
A Comissão, que é presidida pelo secretário municipal de Assistência Social Eduardo Carlos Fernandes, tem como uma das atribuições realizar estudos dos espaços públicos da cidade, com o objetivo de diagnosticar as necessidades destes locais em relação à acessibilidade e criar propostas que atendam adequadamente os munícipes que necessitam de cuidados especiais nesse sentido.
Atualmente, a Comissão é integrada por 12 representantes de diversas áreas: Secretaria de Serviços Municipais, Secretaria de Segurança Urbana, Secretaria de Saúde, Secretaria de Planejamento, Receita e Meio Ambiente, Secretaria de Obras, Secretaria de Educação, Secretaria de Administração, Secretaria de Assistência Social, Coordenadoria de Transporte e Trânsito (Comuttrans), Secretaria de Comunicação Social (SECOM), Secretaria de Cultura e Turismo e Secretaria de Atividade Física, Esporte e Lazer (SMAFEL).
Fonte: Prefeitura de Santana de Parnaíba
Mais notícias sobre Santana de Parnaíba:
- Santana de Parnaíba promove 1º Encontro de Acessibilidade na próxima terça-feira (3)
- Santana de Parnaíba: Prefeito na Comunidade foi realizado no bairro Cidade São Pedro
- Exposição Mundo Moderno segue até o dia 09 de julho em Santana de Parnaíba
- Em Santana do Parnaíba, PTB distribui verbas de esportes
- Crianças de Santana de Parnaíba fazem blitz educativa na rodovia Castello Branco