Senai Santana de Parnaíba promove cursos
quarta-feira, 6 de junho de 2012Preocupada em inserir a população de Santana de Parnaíba no mercado de trabalho, a Prefeitura de Santana de Parnaíba, por meio da Secretaria Municipal de Emprego e Desenvolvimento Econômico e Social (SEMEDES), oferece, regularmente, cursos de qualificação profissional em diversas áreas, principalmente, as que mais estão contratando. Pensando desta maneira, a administração municipal, por meio de uma parceria com o SENAI Suzana Dias, está promovendo, atualmente, o curso de pedreiro assentador.
Depois de concluir o curso, os alunos poderão atuar na construção civil – um dos setores que mais tem crescido e, por isso, tem demandado um grande número de profissionais qualificados.
O objetivo do curso é desenvolver as competências relacionadas à execução dos processos construtivos relativos ao assentamento de elementos de alvenaria com e sem função estrutural, em edificações. Deste modo, os alunos têm a oportunidade de aprender a interpretar projetos de arquitetura; montar formas e armações; calcular volumes de concreto e argamassas, bem como as proporções de materiais para a sua fabricação; executar concretagem de fundações, vigas, lastros, cintas e lajes de edificações; montar lajes pré-moldadas; executar verga e contraverga, entre outras técnicas relacionadas à função.
O curso teve início no dia 23 de abril e vai até 18 de junho, com uma carga horária total de 160 horas. Ao todo, estão participando do curso 20 alunos, divididos em duas turmas: manhã (8h às 12h) e tarde (13h às 17h). As aulas acontecem de segunda a sexta, no prédio da Incubadora Municipal de Empresas, na Fazendinha.
Um dos alunos que está muito satisfeito com o andamento do curso é Edimar Mota, morador do bairro Cidade de São Pedro que trabalha, atualmente, na área gráfica, mas quer mudar para o setor da construção civil. “Eu me interessei em fazer o curso, pois a área de construção está contratando bastante, mas falta pedreiro no mercado de trabalho. O aprendizado do curso está sendo ótimo. Tenho certeza que vou sair daqui preparado para trabalhar no setor”, disse Edimar.
De acordo com o professor do curso Rubens Mantovani Lopes, os alunos estão bastante empolgados com o curso. “Eles são muito aplicados, têm uma enorme vontade de aprender. Eles estão se saindo muito bem, principalmente, por ser a primeira turma”, afirmou. “Mas uma grande surpresa foi o número de mulheres inscritas. Temos um total de oito participantes. Elas estão na batalha da igualdade no mercado trabalho e, além disso, querem aprender a executar os serviços em suas próprias casas”, completou.
Este é o caso da administradora Maria do Socorro Alves de Oliveira, moradora do bairro Sitio do Morro. Ela decidiu fazer o curso pela enorme dificuldade em encontrar pedreiros para trabalhar em sua chácara. “Agora, com o curso, vou poder executar pequenos serviços e orientar os pedreiros que trabalham na minha chácara. Eu estou me realizando com estas aulas. O professor é excelente, muito gabaritado e o curso é maravilhoso. Os pedreiros, em geral, não sabem 10% do que aprendemos aqui”, opinou a aluna.
Fonte: Folha Paulistana
Mais notícias sobre Santana de Parnaíba:
- ETEC Santana de Parnaíba oferece vagas
- Santana de Parnaíba abre 130 vagas para cursos de Informática e de Crédito e Cobrança
- Santana de Parnaíba abre 185 vagas para novas modalidades esportivas
- Santana de Parnaíba oferece curso de Libras para professores da Rede Municipal
- Prefeitura de Santana de Parnaíba promove curso de metrologia