Adutora rompe em Santana de Parnaíba e atinge quatro imóveis
segunda-feira, 23 de julho de 2012Na última semana uma adutora da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (SABESP) rompeu-se na Estrada Municipal Sítio do Moinho, no bairro Germano, e acabou afetando quatro imóveis localizados nesta via, que tiveram alguns danos materiais.
Um dos imóveis atingidos, que fica quase em frente ao local do rompimento da adutora, pertence ao morador Valdemir Barros Campos. Ele acordou de madrugada com água sendo jorrada para dentro da sua casa. No quintal, a água chegou a quase um metro de altura. Para poder escoá-la, ele teve que abrir um buraco no muro. “Depois do susto que levei, fiquei preocupado com a segurança do imóvel, pois surgiram várias trincas nas paredes e o piso do quarto se soltou”, disse o morador.
Outro morador que também teve a sua casa atingida pelo rompimento da adutora é Fábio Soares da Silva. Em seu imóvel, surgiram algumas trincas nas paredes. “Quando vi a infiltração na parede, imaginei que era um cano quebrado dentro da minha casa. Mas, depois, soube por um vizinho que o problema vinha da rua”, disse.
Funcionários da Prefeitura de Santana de Parnaíba estiveram no local para dar o apoio necessário aos moradores. A Defesa Civil visitou todos os imóveis atingidos, para analisar se houve comprometimento das estruturas, que poderia trazer insegurança aos moradores.
Segundo o engenheiro da Defesa Civil Hideraldo Rodrigues Gomes, inicialmente, não houve abalo na estruturas dos imóveis. “Não observamos problemas estruturais. Os danos foram de alvenaria, piso e mobiliário. Mas, somente nos próximos dias, saberemos se ficará só nisso, pois vai depender de como irá se comportar a fundação de cada imóvel”, disse o engenheiro.
O engenheiro Hideraldo orientou os moradores a cobrirem as rachaduras com gesso, para observar se elas aumentam de tamanho. E, caso observem um maior comprometimento, eles devem entrar em contato com a Defesa Civil para fazer uma nova análise dos imóveis.
De acordo com um dos funcionários da Sabesp, que estava fazendo a vistoria nos imóveis, o problema do vazamento de água foi provocado por uma escora da rede antiga de abastecimento do bairro, que se soltou. A concessionária já realizou o devido reparo e, nos próximos dias, irá fechar o buraco na via onde foi realizado o conserto. A empresa também irá ressarcir os moradores pelos danos causados em seus imóveis.
Fonte: Folha Paulistana
Mais notícias sobre Santana de Parnaíba:
- Em Santana de Parnaíba moradores do Centro Histórico recebem atendimento de arquiteto
- 56% do ICMS de Barueri e Santana de Parnaíba sai de Alphaville
- Santana de Parnaíba recebe palestra Como atrair, conquistar e manter Cliente
- Feliz Páscoa do Encontra Santana de Parnaíba
- Santana de Parnaíba é a única cidade da Região Oeste a reduzir casos de homicídios dolosos