Em Santana de Parnaíba moradores do Centro Histórico recebem atendimento de arquiteto
segunda-feira, 22 de outubro de 2012Na última quarta-feira (17), os moradores que residem no Centro Histórico de Santana de Parnaíba tiveram a oportunidade de usufruir de mais um atendimento técnico gratuito, realizado pelo arquiteto Fábio Bellini, da Unidade de Preservação do Patrimônio Histórico (UPPH), órgão pertencente ao Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico (Condephaat). A iniciativa – que acontece periodicamente na cidade – aconteceu das 10h às 16h, no escritório técnico do Projeto Oficina Escola de Artes e Ofícios (POEAO), conhecido popularmente como Casa 80.
Fruto de uma parceria entre a Prefeitura de Santana de Parnaíba e o Condephaat, esta iniciativa vem sendo uma ótima oportunidade dos moradores do Centro Histórico da cidade para tirar dúvidas sobre restauro e preservação, entre outros assuntos pertinentes. Vale enfatizar, que toda vez que esta medida é realizada no município, todos os moradores do Centro Histórico são comunicados por meio de cartas enviadas às suas residências.
Esta iniciativa tem como finalidade aproximar a comunidade do Condephaat, por meio de um suporte local, e facilitar a vida da população, que, por meio desta ação, pode obter informações de maneira rápida sobre as intervenções que pretendem realizar em seus imóveis. Desde quando foi realizado pela primeira vez no município, em novembro do ano passado, até o momento, passaram por atendimento técnico com arquiteto do Condephaat cerca de 60 moradores do Centro Histórico.
Vale ressaltar que esta iniciativa do Condephaat é realizada nos diversos núcleos históricos do Estado de São Paulo, tombados e preservados pelo órgão estadual, como forma de retomar um contato mais íntimo com os municípios nos quais atua. Atualmente, Santana de Parnaíba possui o maior conjunto arquitetônico tombado pelo Condephaat e preservado do Estado de São Paulo.
De acordo com o arquiteto do Condephaat, a iniciativa vem sendo bastante positiva. “Percebemos que, ao longo da realização desta ação, as dúvidas cotidianas e operacionais da população têm diminuído. Além disso, as pessoas se mostram cada vez menos resistentes ao amparo técnico oferecido. Com isso, temos conseguido atingir um de nossos objetivos, que é aproximar e promover uma identificação da comunidade, o que é fundamental para o sucesso deste projeto”, ressalta Fábio Bellini.
Composto por 209 edificações, datadas dos séculos 17, 18 e 19, o Centro Histórico da cidade, hoje, encontra-se totalmente restaurado, após grandes investimentos durante a primeira gestão do atual Prefeito do município Silvinho Peccioli, com a criação, em 1999, do POEAO, um dos grandes responsáveis pela restauração e preservação dos imóveis que compõem o rico Patrimônio Histórico de Santana de Parnaíba.
O comerciante Emanuel França Barbosa, de 70 anos e morador do Centro Histórico há 42 anos, elogia a iniciativa: “Este atendimento é fundamental para a conservação do nosso Patrimônio Histórico. É importante que se mantenha o registro histórico que a cidade tem e que ele seja preservado de forma correta e responsável. Sempre que preciso, procuro pedir orientações aqui. Agora, vim verificar a pintura da fachada que o Projeto Oficina Escola irá realizar em meu imóvel”, afirma o comerciante.
Quem quiser obter mais informações sobre o atendimento técnico realizado pelo arquiteto do Condephaat deve entrar em contato diretamente no escritório técnico do POEAO, pelo telefone 4154-6760, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
Fonte: Folha Paulistana
Mais notícias sobre Santana de Parnaíba:
- Homem é preso após agredir a mulher em Santana de Parnaíba
- Santana de Parnaíba promove o carnaval mais popular da região de 8 a 12 de fevereiro
- Centro de Memória e Integração Cultural expõe a mostra Santana de Parnaíba por outros olhos
- Em Santana do Parnaíba, PTB distribui verbas de esportes
- Vereador é alvo de CEI em Santana de Parnaíba