Firjan classifica Santana de Parnaíba com alto desenvolvimento
quarta-feira, 5 de dezembro de 2012A edição 2012 do Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM), divulgado no dia 26/11, pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro, aponta Santana de Parnaíba como a terceira cidade mais desenvolvida da região metropolitana de São Paulo, ficando atrás apenas de Barueri e São Caetano do Sul. O reflexo dos investimentos realizados, ao longo dos anos, pelo Prefeito Silvinho Peccioli foi demonstrado no estudo que mede a eficiência das políticas públicas de todos os municípios brasileiros, ano base 2010.
Santana de Parnaíba foi classificada com alto desenvolvimento municipal (superiores a 0,8 pontos), obtendo o índice total de 0,8972. Nas três áreas avaliadas do Índice Firjan, a cidade também obteve nota que se enquadra na categoria das mais desenvolvidas. No “Emprego e Renda”, ela recebeu a nota 0,8819; na “Educação” 0,9020; e na “Saúde”, 0,9078. O Estudo também apontou a posição de Santana de Parnaíba no país e no Estado: 31º e 28º, respectivamente.
“Nossa meta sempre foi transformar Santana de Parnaíba numa cidade próspera e, principalmente, que oferecesse qualidade de vida aos seus moradores. E trabalhamos muito para que tudo isso acontecesse. O resultado do Índice Firjan é mais um indicativo de que a política de desenvolvimento implantada, pela nossa administração, garantiu grandes conquistas, tornando o nosso município um dos mais desenvolvidos do Brasil e o terceiro das 39 cidades que compõem a Região Metropolitana de São Paulo”, disse Silvinho Peccioli”.
Sobre o IFDM
O Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM) é um estudo anual do Sistema Firjan que acompanha o desenvolvimento dos mais de cinco mil municípios brasileiros, em três áreas: Emprego & Renda, Educação e Saúde. Ele é feito, exclusivamente, com base em estatísticas públicas oficiais, disponibilizadas pelos ministérios do Trabalho, Educação e Saúde.
Mesmo com um recorte municipal, foi possível gerar um resultado nacional discriminado por unidades da Federação, graças à divulgação oficial das variáveis componentes do índice por estados e para o país.
A defasagem temporal entre o IFDM e sua divulgação decorre do fato de serem utilizadas apenas estatísticas oficiais. Com efeito, somente em 2012 foi possível reunir, concomitantemente, dados dos Ministérios da Educação, da Saúde e do Trabalho para o ano de 2010. De leitura simples, o índice varia de 0 a 1. Quanto mais próximo de 1, maior o desenvolvimento da localidade.
Fonte: Folha Paulistana
Mais notícias sobre Santana de Parnaíba:
- Reajuste do IPTU fica abaixo da inflação em Santana de Parnaíba
- Prefeitura de Santana de Parnaíba realiza a 12ª edição da Ação Comunitária
- ONS: problema em interligação causou apagão em Santana de Parnaíba
- Prefeitura de Santana de Parnaíba reforça iluminação pública em cinco bairros da cidade
- Prouni abre primeiro semestre de 2013 oferecendo 304 bolsas em Santana de Parnaíba