Santana de Parnaíba terá 15 vereadores trabalhando em 2013
quarta-feira, 5 de dezembro de 2012Semana passada publicamos um artigo que falava do humilhante salário mínimo que o brasileiro é obrigado a receber. O aumento proposto é de cerca de R$ 52,00 apenas, o que dará a uma família que depende somente dessa renda a oportunidade de colocar alguns legumes a mais em suas mesas, não pagando assim nem sequer uma boa cesta básica no mês. No entanto o aumento dos alimentos superam e muito o aumento proposto pelo governo ao salário dos trabalhadores brasileiros.
Mais vereadores para a cidade deve significar que haverá maior fiscalização e maior criação de Projetos de Lei que beneficiem o cidadão. As moções e indicações também são importantes, porém o que pode realmente faz a diferença para uma cidade são os projetos de lei. Os Projetos de Lei visam a melhoria em vários âmbitos de uma cidade. Ficamos na expectativa das propostas dos vereadores que irão assumir.
Até este mês teremos 11 vereadores para legislar e a partir de 2013 serão 15. Trocando em miúdos acredita-se que tais vereadores deverão, sejam eles oposição ou situação trabalhar para o bem em comum do povo parnaibano.
Para que isso ocorra acredito eu que os 15 que estão por vir, vencedores da última eleição, deverão em conjunto, encontrar soluções para sérias questões existentes no município.
Listando algumas delas, podemos enumerar a saúde, a educação, o trânsito, a habitação, a recreação e entretenimento nos bairros, uma ampliação no turismo na cidade não se baseando apenas em datas comemorativas e sim utilizar a biodiversidade e matas que temos que podem se transformar em excelentes opções do ecoturismo que está em alta, no aumento dos valores pagos aos servidores municipais, em maior investimento na segurança, no saneamento básico, na ampliação e melhor sinalização nas ruas e avenidas do município, na integração social, na valorização dos deficientes físicos, na preservação ambiental, na intervenção do poder público para a proteção de nossas crianças e adolescentes, na construção de uma faculdade seja ela municipal, estadual ou mesmo federal, dando acesso aos de baixa renda para terem um curso superior de qualidade e gratuito, em medidas que minimizem ao máximo os odores exalados pelo Rio Tietê, em melhorias junto a concessionária Eletropaulo e Sabesp de seus serviços, entre tantos outros.
Santana de Parnaíba é uma cidade que possui cerca de 110.000 habitantes. Fazendo um breve comparativo com a cidade de Osasco que possui mais de 600.000 habitantes e mantem seus 21 vereadores em 2013. Dadas as proporções populacionais e a quantidade de problemas e anseios a serem resolvidos e atendidos, a Câmara Municipal de Santana de Parnaíba optou por manter os 21 ao invés de aumentar para os 27 que seria possível e dentro da lei.
Por outro lado se em uma cidade do tamanho de Osasco haverá 21 vereadores e em Santana de Parnaíba 15 vereadores, entende-se assim que, com certeza o povo poderá ficar tranquilo e fazer suas solicitações. Estes vereadores eleitos já devem estar se preparando para atender de forma contundente e ativa todos os munícipes da cidade.
Antes da hora não podemos cobrar os edis que nem sequer iniciaram ainda seus trabalhos no legislativos, porém há de se esperar que nesse período que antecede a posse dos mesmo já estejam trabalhando em prol da cidade. Isso mesmo! São aquelas propostas de campanha que tanto divulgaram durante as eleições. Sendo assim devemos esperar uma avalanche de projetos inovadores que irão beneficiar de forma eficiente a população de Santana de Parnaíba.
Uma conta bem básica pode ser feita. Digamos que cada vereador apresente 2 Projetos de Lei, já no primeiro mês no legislativo, teremos tramitando na Câmara 30 projetos de relevância para melhorar a vida do munícipe Parnaibano. Se isso ocorrer todos os meses haverá então ao final de 12 meses 360 Projetos de Lei que irão visar a melhoraria da qualidade de vida do parnaibano, sendo praticamente um por dia em apenas um ano. Já imaginou como estará a cidade ao final do mandato dos mesmos. Isso estamos falando de projetos que sejam de autoria dos vereadores apenas, fora os que partirão do executivo para a aprovação da casa de leis. Ainda há as indicações, moções, etc.
Então só nos resta esperar, acreditar e entender que o aumento de vereadores na Câmara Municipal de Santana de Parnaíba seja realmente para melhor atender o povo. Se isso não acontecer deve-se cobrar, e cobrar mesmo, afinal, são os munícipes que pagam os salários desses servidores públicos municipais. Para tanto devem fazer jus ao salário que recebem e ao voto que cada um confiou.
Fonte: Folha Paulistana
Mais notícias sobre Santana de Parnaíba:
- Banco do Povo de Santana de Parnaíba oferece crédito com taxa de juros de 0,5% ao mês
- Santana de Parnaíba conquista 19 medalhas Sul-Americano de Karatê e vão ao mundial na Índia
- A Equipe do Encontra Santana de Parnaíba deseja a todos um Feliz 2013
- Prefeitura de Santana de Parnaíba abre inscrições para o 9º Passeio Turismo Off Road
- 56% do ICMS de Barueri e Santana de Parnaíba sai de Alphaville