Ações de segurança em Santana do Parnaíba reduzem criminalidade
sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012A Cidade de Santana de Parnaíba inicia o ano de 2012 com uma excelente notícia na área de segurança pública. Mais uma vez, o município se destacou de forma positiva nas estatísticas de criminalidade divulgadas pela Secretaria Estadual de Segurança Pública (SSP), na última semana de janeiro. As ações do Prefeito Silvinho Peccioli têm demonstrado a seriedade do trabalho da administração na área de segurança pública e o município foi o único da Região Oeste da Grande São Paulo a reduzir o número de homicídios dolosos (com intenção de matar) no ano de 2011. A cidade registrou oito casos, ao longo do ano inteiro, enquanto em 2010, foram 14. A queda representa uma diminuição de 42,86%.
A pesquisa divulgada pela SSP mostra, ainda, a evolução das ocorrências anuais desde o ano de 2001. Ao comparar o número de homicídios dolosos de 2011 com 2001, Santana de Parnaíba aponta uma queda extraordinária de 71,43%.
A taxa de homicídios registrada por Santana de Parnaíba também está abaixo da preconizada pela Organização Mundial da Saúde (OMS). A OMS considera epidêmicos índices acima de 10 casos para cada 100 mil habitantes. A finalidade deste cálculo é permitir a comparabilidade entre locais com diferentes tamanhos de população e neutralizar o crescimento populacional, permitindo a comparação a médio e longo prazos.
Em Santana de Parnaíba, a taxa foi de apenas 7,07 homicídios por 100 mil habitantes. No Estado de São Paulo, este índice foi de 10,1 para cada 100 mil habitantes e, no Brasil, a média ficou em 22,3/100 mil habitantes. E quando comparado a 1999 – o primeiro ano que possui dados disponíveis para consulta –, Santana de Parnaíba apresenta uma queda de 87,34% nesta taxa. Isso porque, em 1999, a taxa foi de 55,86 homicídios por 100 mil habitantes.
“Nós temos uma enorme preocupação em atuar nesta área para garantir a segurança da nossa população. Por isso, investimos pesado no setor, para que o trabalho da nossa GMC, somando esforços com as polícias Militar e Civil, tenha um efetivo suficiente nas ruas, que possa fazer frente ao patrulhamento ostensivo e preventivo, protegendo os nossos moradores e, consequentemente, reduzindo o número de delitos praticados”, garantiu o Prefeito Silvinho Peccioli.
Redução de outros delitos
Santana de Parnaíba também registrou, em 2011, queda em todos os delitos que constam na pesquisa mensal da Secretaria de Segurança Pública, que tenha comparativo em 2010. Dos cinco crimes disponíveis na estatística da SSP, o que obteve a maior redução foi furto de veículo. Ao longo de 2011, foram registrados 14 casos, contra 38, em 2010. Em porcentagem, este número representa uma queda de 63,16%. E, em segundo lugar, está o homicídio doloso.
Ações da Prefeitura
Aparecer em posição de destaque nas estatísticas de criminalidade e segurança do Estado de Paulo é um grande desafio para o município, que registra um aumento populacional acima da média da região. O crescimento da população tende aumentar o número de delitos. Por este motivo, a SSP, além de divulgar o número absoluto de casos, apresenta, em sua pesquisa anual, a taxa de delitos por 100 mil habitantes. Porém, em Santana de Parnaíba, o número de delitos segue uma tendência contrária a maioria das cidades brasileiras. Enquanto o município registrou um crescimento populacional de 61,09%, entre 1999 e 2011, segundo dados do SEADE, neste mesmo período, por exemplo, a taxa de homicídio doloso teve uma queda de 87,34%.
Não é por acaso que Santana de Parnaíba apresentou um ótimo resultado na pesquisa da SSP. Apesar de segurança pública ser de responsabilidade do governo estadual, a Prefeitura da cidade gasta, por ano, mais de 19,5 milhões com a área para manter a estrutura de segurança do município, cujas ações são coordenadas pela Secretaria de Segurança Urbana.
Para garantir a segurança no município, a GMC conta, atualmente, com 12 postos localizados em diversos bairros da cidade. E para ampliar, ainda mais, a atuação dos agentes, a Prefeitura iniciou a construção de três novos postos 24 horas, nos bairros Parque Santana I, Colinas da Anhanguera e Cidade São Pedro.
A corporação possui, ainda, mais de 400 guardas, que atuam na cidade em diversas áreas, como segurança do patrimônio público e da população, controle do trânsito, auxílio no resgate de vítimas e policiamento preventivo. Em breve, o número do efetivo irá aumentar, com a incorporação de mais 59 guardas, por meio de um concurso público, aberto este ano.
Hoje, a corporação trabalha com 35 viaturas operacionais – entre veículos, motocicletas e unidades móveis de atendimento Pré-Hospitalar, utilizadas em caso de acidentes. As viaturas são equipadas com modernos equipamentos de comunicação, além de possuírem câmeras e dispositivos de localização, que têm por finalidade dar total transparência às ações realizadas.
A Guarda possui, ainda, um centro de formação e aperfeiçoamento de guardas, onde integrantes da GMC recebem todo tipo de instrução e aprimoramento para o desenvolvimento da carreira.
A GMC também executa o serviço de monitoramento no Centro de Santana de Parnaíba e no bairro Tamboré, por meio de câmeras instaladas em pontos estratégicos das principais vias, que permanecem em operação, ininterruptamente. Com este moderno sistema, é capaz de detectar atos de vandalismo, acidentes de trânsito e outros ilícitos. A corporação também possui um Sistema Inteligente de Prevenção ao Crime, que consegue alterar rotas de patrulhamento de acordo com os registros de ocorrências.
Fonte: Prefeitura de Santana de Parnaíba
Mais notícias sobre Santana de Parnaíba:
- Estrada que liga Araçariguama à Santana de Parnaíba será asfaltada
- Hoje termina a Campanha de Vacinação contra gripe em Santana de Parnaíba
- Santana de Parnaíba: “Música na Praça” recebe reggae instrumental
- Bureau Veritas inaugura novo laboratório da Analytical Solutions em Santana do Parnaíba
- Prefeitura de Santana de Parnaíba reinaugura sábado (25/05) o Colégio Carlos Drummond de Andrade