Ações preventivas da Prefeitura de Santana de Parnaíba contribuem para evitar problemas com enchentes e deslizamentos
quinta-feira, 26 de janeiro de 2012Mesmo com as fortes chuvas, comuns nesta época do ano, que tem provocado danos em diversas cidades no Estado de São Paulo, o município em guia de Santana de Parnaíba não registrou, até o momento, nenhum caso de alagamento ou de deslizamento de terras. Esta ótima notícia é resultado de um trabalho intenso realizado pela Prefeitura regularmente para evitar que a população sofra com os enormes transtornos, que além de causar perdas materiais, podem, inclusive, provocar acidentes fatais.
As ações, que podem passar despercebidas pela população, são de grande eficácia. Uma delas, que é realizada ao longo do ano inteiro e tem contribuído muito para amenizar os problemas ocasionados pelo grande acúmulo de chuvas é a limpeza de vias públicas da cidade. Equipes da Secretaria Municipal de Serviços Municipais e das Administrações Regionais da Fazendinha, Parque Santana, Aldeia da Serra e Alphaville vão regularmente aos bairros da cidade para executar a limpeza de bocas de lobo, bueiros, tubulações e, principalmente, córregos, além de remover matos, que crescem ao longo das vias.
Outra medida preventiva contra enchentes promovida por meio destes setores é a ação Cata-treco, que consiste na retirada de entulhos jogados por moradores em locais inapropriados. Essa ação busca impedir que o lixo provoque o entupimento de galerias pluviais ou mesmo que ocorra a transmissão de doenças por causa da proliferação de ratos e insetos.
E para oferecer uma maior segurança aos moradores, cujas residências estavam localizadas próximas de encostas, sofrendo riscos de deslizamento, por meio da Secretaria Municipal de Obras, foram executadas, em 2011, por determinação do Prefeito Silvinho Peccioli, diversas obras de contenção na cidade. Ao todo, a Prefeitura gastou com a realização destes serviços cerca de R$ 3 milhões. Alguns dos lugares beneficiados com obras de contenção foram as Ruas Lopo Dias e Astronauta, no bairro 120 e a Rua Dinamarca, no Jardim São Luiz. A Prefeitura também realizou a execução de muros de gabião na Avenida Jaguari, no bairro Cidade São Pedro, e no córrego do Garcia, atrás do Residencial Melville.
Mas para que o trabalho desenvolvido pela Prefeitura continue sendo eficaz, a população precisa também contribuir. Os moradores não devem jogar lixo nas vias públicas ou em córregos. Além de sujar a cidade, esta atitude provoca o entupimento de bueiros e galerias pluviais, que acabam provocando enchentes.
As pessoas não devem, também, realizar construções em áreas de risco, como próximo de encostas, por exemplo. As fortes chuvas podem causar o deslizamento de terra que, além de trazer grande prejuízo material ás famílias, pode provocar vítimas fatais. E para evitar que estas tragédias aconteçam, a Prefeitura é obrigada gastar boa parte do seu orçamento com obras emergências, que poderiam ser destinadas para outras áreas, como educação e saúde.
Fonte: Prefeitura de Santana de Parnaíba
Mais notícias sobre Santana de Parnaíba:
- Exposição Percival Tirapeli – Um Artista e Pesquisador do Barroco Brasileiro é atração em Santana de Parnaíba
- Prefeitura de Santana de Parnaíba inicia curso de corte-costura em parceria com o SENAI Suzana Dias
- Campanha de vacinação contra a poliomielite em Santana de Parnaíba
- Prefeitura de Santana de Parnaíba cria faixa adicional na Avenida Yojiro Takoaka, em Alphaville
- Santana de Parnaíba oferece diferentes modalidades nas escolinhas de esporte