Campanha de Vacinação Anti-Rábica começa dia 01 de Julho em Santana de Parnaíba
quarta-feira, 27 de junho de 2012Visando garantir a imunização de um maior número de cães e gatos em Santana de Parnaíba, a Prefeitura de Santana de Parnaíba, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, inicia, no próximo domingo (01/07), a Campanha de Vacinação Anti-Rábica 2012.
Até o dia 22/07, serão montados postos móveis de vacinação em vários bairros da cidade, como Colinas da Anhanguera, Fazendinha, Cidade São Pedro, Rancho Alegre, entre outros (confira quadro parcial com os postos nos finais de semana e o quadro completo no site santanadeparnaiba.sp.gov.br). Neste mesmo período, o Centro de Controle de Zoonoses, localizado na Estrada Usina Edgard de Souza, 231, Vila Velha, também estará realizando a campanha anti-rábica.
A vacinação que acontece, anualmente, foi suspensa por quase dois anos, após relatos de mortes e efeitos colaterais graves em animais vacinados. Este ano, a vacina é de cultivo celular e apresenta um maior poder de imunização. E para evitar que novas mortes ocorram, foram adotadas novas medidas de seguranças, exigindo do laboratório produtor aperfeiçoamento no processo de produção.
A dose é destinada a cães e gatos a partir de três meses de idade, inclusive fêmeas no cio, prenhez ou amamentando e animais idosos. Os que estiverem passando por algum tipo de tratamento poderão receber a dose da vacina, desde que haja autorização do médico veterinário responsável. Os animais que estiverem recebendo a dose pela primeira vez, não precisarão da dose de reforço 30 dias após, como acontecia anteriormente.
O morador deve transportar seu animal de forma adequada: cães dóceis poderão usar apenas coleira e guia. Já os mais agressivos, devem usar focinheira. Geralmente ariscos, os gatos precisam ser levados em caixas de transportes apropriadas para evitar fugas e acidentes. Quem não as tiver, pode improvisar com um carrinho de feira ou dentro de fronhas, desde que o animal esteja contido para evitar acidentes.
Importância da vacinação
É importante salientar que todos os moradores devem imunizar seus cães e gatos. Como esses animais fazem parte do convívio familiar e, caso venham adquirir a doença, ela pode ser transmitida aos seres humanos.
O vírus presente na saliva do animal infectado penetra no corpo via pele ou mucosas, por meio de mordedura, arranhões ou lambeduras. Ao ser mordido ou arranhado, o ideal é lavar o local com água e sabão e procurar um posto de saúde. Se o dono for desconhecido, é indicado também entrar em contato com o setor de Zoonoses. Se transmitida ao homem, a patologia quase sempre leva à morte.
Fonte: Folha Paulistana
Mais notícias sobre Santana de Parnaíba:
- Santana de Parnaíba inicia neste sábado a Campanha de Vacinação Antirrábica
- Adutora rompe em Santana de Parnaíba e atinge quatro imóveis
- Prefeitura de Santana de Parnaíba realiza a 12ª edição da Ação Comunitária no próximo sábado (26/11)
- Em Santana de Parnaíba, chacina deixa três mortos em bar
- Sérgio Reis e Demônios da Garoa são as grandes atrações da Festa da Padroeira de Santana de Parnaíba