Criminalidade aumenta em Santana de Parnaíba
terça-feira, 2 de abril de 2013O número de homicídios, estupros, roubo de veículos, furto de veículos e roubo de cargas registrados em Santana de Parnaíba em Janeiro e Fevereiro de 2013 teve um aumento vertiginoso em comparação com o mesmo período de 2012, segundo levantamento divulgado na última semana pela SSP (Secretaria de Segurança Pública) do Estado de São Paulo. Ao todo em 2012 foram registrados um total de 321 ocorrências e em 2013, 330. Apesar dos números serem próximos, os crimes que atentam diretamente contra a vida humana, foram os que mais cresceram na cidade.
Em Santana de Parnaíba é que em 2012 houve nos 2 primeiros meses do ano, 1 homicídio, sendo que somente em fevereiro de 2013, foram registrados 2 homicídios na cidade. Cresceu também o número de estupros. Em 2012, nos meses de janeiro e fevereiro foram registrados 3 estupros, sendo que só em fevereiro de 2013 foram computados pela Segurança na cidade de Santana de Parnaíba um total de 4 estupros em Santana de Parnaíba.
Outro dado importante é que em 2012, em janeiro e fevereiro não foi registrado nenhum roubo de veículo na cidade, incluindo o bairro nobre de Alphaville, que faz parte do município. Já 2013, somente nos dois primeiros meses 3 veículos foram roubados. A diferença entre roubo de veículo e furto, é que no primeiro caso existe a ação direta do assaltante com o condutor, causando assim e as vezes até mesmo sem reagir, a possibilidade de consequências ou mesmo um atentado contra a vida da vítima do roubo.
No caso de furto, é quando um veículo por exemplo está estacionado, o ladrão aparece, e furta, sem interagir ou ameaçar a vida do dono do veículo ou qualquer outra pessoa. Mas, um dado negativo também fica em foco na cidade. Os furtos aumentaram em Santana de Parnaíba, em comparação com o mesmo período de 2012, perfazendo um total de 8 carros furtados, 4 por mês, enquanto que em 2012 o número foi de 2 carros, ou seja, um em janeiro e outro em fevereiro.
O motoristas de caminhão e utilitários que trafegam por Santana de Parnaíba, também foram alvo dos assaltantes em 2013. Em apenas 2 meses um total de 3 cargas foram roubadas. Porém, em 2012, nenhuma carga foi roubada em 12 meses.
Nos demais crimes como mostra a tabela, houve oscilação, no entanto, os que acabam sendo de maior periculosidade à vida do munícipe teve um aumento vertiginoso nos primeiros 2 meses de 2013.
Fonte: Folha Paulistana
Mais notícias sobre Santana de Parnaíba:
- Santana de Parnaíba recebe palestra Como atrair, conquistar e manter Cliente
- Santana de Parnaíba: Governo vai investir verba para remoção de sedimentos no rio Tietê
- Santana de Parnaíba promove Campeonato de Cães de Polícia
- Motoristas de carros com a mesma placa se encontram Santana de Parnaíba
- Exposição Percival Tirapeli – Um Artista e Pesquisador do Barroco Brasileiro é atração em Santana de Parnaíba