Hoje termina a Campanha de Vacinação contra gripe em Santana de Parnaíba
sexta-feira, 1 de junho de 2012Termina hoje a Campanha Nacional de Vacinação contra Gripe, que teve início no dia 05 de maio em todo o país. O prazo foi prorrogado até hoje, 01/06. Com a ampliação do prazo, espera-se que as pessoas maiores de 60 anos, gestantes e crianças de seis meses a dois anos incompletos, que ainda não se imunizaram contra os vírus Influenza A (H1N1) e (H3N2) e Influenza B, procurem o posto mais próximo para tomar a vacina.
A meta do município de Santana de Parnaíba, está acima do que é esperado em todo o país e vacinar até o final da campanha, 10.084 pessoas, o equivalente a 80 % de um total de 13.588 pessoas que se enquadram nos três grupos. O grupo com menor percentual são as gestantes.
O único grupo a conseguir atingir a meta foram as crianças de seis meses a menores de dois anos.
Este grupo etário recebeu 2.286 doses, que equivalem a 95,80% do total. A meta do Ministério da Saúde é vacinar, em todo o país, cerca de 24,1 milhões de pessoas, o correspondente a 80% dos 30,1 milhões de pessoas ligadas aos grupos priorizados. Porém, até o dia 24 de maio, somente 15,8 milhões de pessoas haviam sido imunizadas, representando, apenas, 52,46% do público-alvo.
No estado de São Paulo, a imunização deve atender 5,3 milhões de paulistas, número que também representa 80% dos 6,56 milhões da população pertencentes a estes grupos. Ao longo de toda a campanha, a vacinação está acontecendo nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), nas Unidades Avançadas de Saúde (USAs), na Unidade da Saúde da Família (USF), na Unidade Móvel do Cururuquara e no Centro Integrado da Saúde (CIS) da Fazendinha. Portanto, quem fizer parte de um dos grupos selecionados deve procurar a unidade mais próxima.
As UBSs do Colinas da Anhanguera e do bairro 120 atendem das 7h às 16h, e as demais UBSs e USAs, das 7h às 19h. Uma única dose da vacina protege as pessoas dos três tipos de gripe. Porém, as crianças menores de dois anos, que não participaram da campanha no ano passado, deverão tomá-la em duas etapas, sendo a segunda 30 dias após a primeira.
O Ministério da Saúde alerta que a vacina não é recomendável para quem tem alergia grave à proteína do ovo – utilizada em sua fabricação – ou para quem teve reações anafiláticas a doses anteriores.
Quem tomar a vacina deve aguardar 48 horas para doar sangue. O principal objetivo da campanha de vacinação é reduzir a mortalidade, as complicações e as internações provocadas por infecções do vírus da gripe. Como resultado da imunização, em 2011, houve redução de 64,1% nas mortes por agravamento da gripe H1N1 – foram 53 óbitos, contra 148 no ano anterior. Já o número de casos graves notificados diminuiu 44% – de 9.383 para 5.230.
A escolha dos grupos prioritários foi recomendada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), respaldada em estudos epidemiológicos e pela observação do comportamento das infecções respiratórias, que têm como principal agente os vírus da gripe.
São priorizados os grupos mais suscetíveis ao agravamento de doenças respiratórias. As pesquisas demonstram que a vacinação pode diminuir entre 32% a 45% o número de hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% a mortalidade global. Entre os residentes em lares de idosos, a vacina reduz o risco de pneumonia em cerca de 60%, e o risco global de hospitalização e morte, aproximadamente de 50% a 68%, respectivamente.
Mais notícias sobre Santana de Parnaíba:
- Vice-prefeito de Santana de Parnaíba se reúne com representantes da Eletropaulo para falar de problemas
- Santana de Parnaíba tem final de semana que vai de apresentação musical a peças de teatro
- Delegação de Santana de Parnaíba já está em Itapetininga para a disputa da 55ª edição dos Jogos Regionais
- Crianças de Santana de Parnaíba fazem blitz educativa na rodovia Castello Branco
- Flutuador encontra lixo no trecho do Tietê em Santana de Parnaíba