Prefeitura de Santana de Parnaíba mantém Vigilância Sanitária atuante para prevenir riscos à saúde da população
quinta-feira, 26 de janeiro de 2012Preocupada em prevenir riscos à saúde da população em guia de Santana de Parnaíba, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, mantém um setor de Vigilância Sanitária extremamente atuante. Ele é responsável em orientar e fiscalizar as empresas de variados setores, que comercializam produtos que podem colocar a saúde da população em risco, se não estiverem de acordo com as normas sanitárias.
O trabalho desenvolvido pela Vigilância Sanitária abrange uma vasta área. Ela é responsável pela inspeção de diversos setores, como o alimentício, farmacêutico, cosméticos, odontológico, entre tantos outros, abrangendo desde o comércio varejista a grandes indústrias e distribuidoras.
É também da competência do departamento a fiscalização da venda proibida de bebidas alcoólicas para menores de idade e da aplicação da lei antifumo. Ela cuida, também, da verificação da qualidade da água abastecida pela Sabesp, venda de água mineral, saúde do trabalhador, contaminação do solo, entre outros assuntos.
A Vigilância Sanitária de Santana de Parnaíba conta com uma equipe multiprofissional, composta por dentistas, farmacêuticos, engenheiros sanitários, veterinários, biólogos, além de outros profissionais. Eles visitam, regularmente, as empresas da cidade submetidas à inspeção da vigilância, para fiscalizar se estão cumprindo as normas estabelecidas por leis.
De acordo com a bióloga Mariângela Palma Rosa Pessuto, diretora da Vigilância Sanitária da cidade, o trabalho do departamento não é apenas de fiscalização. “Nós buscamos, também, orientar as empresas sobre como se adequarem às exigências regidas por leis. Aqui, por exemplo, oferecemos curso gratuito de boas práticas e manipulação de alimentos, para que as empresas aprendam como deve ser o procedimento correto”, disse Mariângela.
E para que o trabalho da Vigilância Sanitária seja ainda mais eficaz, é importante que a população também colabore, denunciando os estabelecimentos que não estão seguindo as normas sanitárias. “A fiscalização é rotineira. Mas quando recebemos uma denúncia, a equipe antecipa a visita ao local que poderia estar prevista para dias posteriores. Por isso, é muito importante que as pessoas nos comuniquem ao notarem alguma irregularidade”, garantiu Mariângela.
Recebida a denúncia, uma equipe vai até o local para averiguar. Constatada a irregularidade, o estabelecimento pode receber desde uma simples advertência até o fechamento do estabelecimento. A autuação aplicada vai depender da gravidade do problema verificado.
Os interessados em fazer denúncias para a Vigilância Sanitária não precisam se identificar. A colaboração da população é extremamente importante para o trabalho do setor. Para isso, a Vigilância mantém um canal aberto para que o munícipe possa efetuar sua denúncia. O atendimento é feito de segunda a sexta-feira, das 07h às 19h, na Secretaria de Saúde, localizada à Rua 13 de Maio, 224, Centro. Ou, se preferir, pelo telefone 4622-8850, nos ramais 9010 ou 9011.
Fonte: Prefeitura de Santana de Parnaíba
Mais notícias sobre Santana de Parnaíba:
- ETEC Santana de Paraíba abre inscrições para cursos técnicos gratuitos
- Campanha de vacinação contra a poliomielite em Santana de Parnaíba
- Santana de Parnaíba lança a pedra fundamental para construção do posto de Bombeiros
- Centro de Memória e Integração Cultural expõe a mostra Santana de Parnaíba por outros olhos
- Prefeitura de Santana de Parnaíba inicia frente de pavimentação no bairro Refúgio dos Bandeirantes