Santana de Parnaíba chega a um total de 200 espécies de aves catalogadas na cidade
segunda-feira, 19 de março de 2012A cidade de Santana de Parnaíba atingiu, recentemente, um total de 200 espécies de aves avistadas no município. As duas últimas descobertas foram a Corujinha-sapo (Megascops atricapilla) e o Beija-flor-dourado (Hylocharis chrysura) – dois pássaros raros e sem precedentes de ocorrência na região, que foram localizados em Aldeia da Serra.
As espécies foram identificadas pelo observador de aves e morador de Aldeia da Serra Rafael Milani, que encaminhou as fotos para a Secretaria Municipal de Planejamento, Receita e Meio Ambiente (SMPRMA). Depois de devidamente checadas junto ao Centro de Estudos Ornitológicos (CEO), as duas aves foram incluídas na listagem elaborada pelos biólogos do Departamento de Meio Ambiente.
Até o mês de setembro de 2011, o setor registrava 197 espécies de aves em Santana de Parnaíba. A 198ª foi uma Águia-cinzenta (Urubitinga coronata) –, localizada no bairro Sítio do Morro. O seu registro foi o mais próximo da capital do estado de São Paulo observado até o momento. Cabe ressaltar que esse grande predador está na lista de animais ameaçados de extinção.
O número de 200 espécies registradas na cidade é muito significativo, pois representa mais de 20% das aves presentes em todo o estado de São Paulo. Isso mostra que o município conta com uma das maiores diversidades de Avifauna da Grande São Paulo. Essa expressiva quantidade pode aumentar, ainda mais, pois o trabalho de levantamento da fauna municipal, realizado pelos biólogos da Prefeitura, é um processo contínuo.
Saiba mais sobre as espécies encontradas
Corujinha-sapo
A Corujinha-sapo (Megascops atricapilla) mede cerca de 24 cm de comprimento. No período noturno, ela caça insetos, répteis e pequenos mamíferos na folhagem ou no solo. A ave vive no interior de florestas densas, embora ocorra, também, em bordas de florestas e áreas urbanas densamente florestadas. Ela tem o hábito de dormir durante o dia em cavidades naturais ou na densa vegetação. O pássaro possui uma vocalização muito semelhante aos sapos, o que explica o seu nome popular.
Beija-flor-dourado
O outro pássaro encontrado – o Beija-flor-dourado (Hylocharis chrysura) – alimenta-se do néctar de várias flores, come pequenos insetos e possui o corpo verde com tons dourados, sendo o papo levemente alaranjado e o bico vermelho, com a ponta negra. Trata-se de uma espécie mais comumente encontrada na porção Oeste do país, como cerrado e pantanal. A ocorrência da espécie em Santana de Parnaíba corresponde a um dos registros mais a Leste de todo o Brasil onde a pequena ave pode ser encontrada.
Mais notícias sobre Santana de Parnaíba:
- Avenida Tamboré é acesso mais rápido a Santana de Parnaíba para quem vem da capital
- Presépios, teatros e cores encantam o Natal de Santana de Parnaíba
- Prefeitura de Santana de Parnaíba realiza a 12ª edição da Ação Comunitária no próximo sábado (26/11)
- A Equipe do Encontra Santana de Parnaíba deseja um Feliz Dia Internacional da Mulher!
- Centro de Memória e Integração Cultural expõe a mostra Santana de Parnaíba por outros olhos