Santana de Parnaíba comemora Dia Mundial da Voz com o Fórum
segunda-feira, 23 de abril de 2012Seja para conversar, cantar ou trabalhar, a voz é um instrumento indispensável na vida do ser humano. E, para marcar essa importância, bem como o Dia Mundial da Voz, a Prefeitura de Santana de Parnaíba, por meio da Secretaria Municipal de Saúde/Setor de Supervisão de Fonoaudiologia, organizou, na última semana, o “Fórum: A voz como instrumento de trabalho”.
Realizado no Cine Teatro Coronel Raymundo, o evento contou com a participação das cantoras líricas Giovanna Maira e Regiane Martinez – preparadora vocal do grupo Voz Ativa Madrigal e integrante do Coral de Câmara e Sinfônico da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp) – que abriram o evento entoando canções líricas, como O mio babbino caro, de Giacomo Puccini e Exsultate Jubilate, Alleluia, de Wolfgang Amadeus Mozart, esta solada por Regiane Martinez.
Também participaram do evento o secretário de Saúde Tales Garcia, o ator/comediante Elias Kacá, o professor do departamento e Ciência da Computação da Pontifícia Universidade Católica (PUC/SP) Donizetti Louro, o diretor do Jornal Folha de Alphaville César Foffá e a fonoaudióloga e mestre em Distúrbio da Comunicação da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) Viviane Barrichello.
“A voz é o meio pela qual nos expressamos. Então, buscamos organizar um evento diferente esse ano, com a apresentação de um fórum, para que, juntos, pudéssemos falar sobre a importância de se preservar a saúde da voz, evitando possíveis doenças, como câncer de laringe”, explicou uma das fonoaudiólogas organizadoras do evento Milene Paula Groothedde.
Palestrante e mediadora do debate Viviane Barrichello, ao apresentar a palestra “Voz na Comunicação: Ferramentas para o sucesso de trabalho”, falou sobre a importância da comunicação. “Sabemos que 1/3 da força laboral depende da voz. Somos responsáveis pela nossa comunicação e não dá para pensar em comunicação sem falar da voz. Comunica-se bem quem traduz com clareza as suas idéias”, explicou a profissional, que ressaltou, ainda, os tipos de sintomas de problemas na voz.
“Quem está com rouquidão persistente e sensação de cansaço por mais de 15 dias deve procurar um médico, pois é sinal de que deve estar havendo uma alteração vocal que pode atrapalhar a sua qualidade de vida”, disse Viviane.
O evento contou com a breve apresentação do stand up Minha vida é uma comédia, de Elias Kacá, que arrancou muitos risos da platéia, e da apresentação de esquetes dos atores e alunos de teatro do Departamento Artístico Teatral (DEARTE), da Secretaria de Cultura e Turismo, que finalizaram o evento.
Satisfeito com a organização do evento, o secretário de Saúde Tales Garcia agradeceu a presença dos convidados. “Quero dizer que esse evento não deve ficar só por aqui. Sabemos o quanto a voz é importante e o quanto devemos preservá-la. Se não me engano, Demóstenes, o Grego, era gago e, por meio de aulas, transformou-se num grande orador. A história dele nos faz pensar no quanto somos abençoados por termos voz”, disse o secretário.
Futura professora, a estudante de pedagogia Erineida Simplício da Silva, de 22 anos, contou que fez questão de comparecer ao evento após ver o convite no quadro de avisos da UBS Álvaro Ribeiro. “Sou estudante de pedagogia e sei o quanto se usa a voz dentro de uma sala de aula. Vim assistir à palestra para aprender um pouco mais em como preservá-la. Gostei muito”, disse a estudante.
Ações do Setor de Fonoaudiologia
Na ocasião do evento, os convidados puderam conferir todas as ações desenvolvidas pelo Setor de Fonoaudiologia. Hoje, todas as unidades de saúde do município contam com médicos fonoaudiólogos, que tratam em atendimentos individuais ou em grupos, não apenas problemas relacionados à dicção. Atualmente, são realizadas diversas atividades voltadas à preservação e prevenção de problemas relacionados à perda da voz.
Por meio do Projeto SOS Voz, foi realizada uma parceria com a Secretaria de Educação, na qual foi ministrada uma palestra para mais de 300 professores de Ensino Fundamental Ciclo I e II e de Educação Física.
Também por meio de uma parceria com a Secretaria de Cultura e Turismo, atores que encenaram o espetáculo Drama da Paixão puderam contar com aulas de preparação vocal, proporcionadas pelas fonoaudiólogas.
Além dessas parcerias, o setor atua junto ao setor de Medicina e Segurança do Trabalho, aplicando testes para as futuras telefonistas recém-admitidas em concurso público e atendentes do call center da Secretaria de Saúde, serviços estes que exigem muito da voz.
As profissionais também ministraram oficinas de voz para alunos do curso de turismo da Escola Técnica (ETEC) e alunos de canto do Centro Cultural Artístico Municipal (CCAM).
Fonte: Folha Paulistana
Mais notícias sobre Santana de Parnaíba:
- Festival em Santana de Parnaíba apresenta Criolo, Marechal e Raimundos
- Santana de Parnaíba recebe projeto Música na Praça
- Dia do Desafio em Santana de Parnaíba, promove Atividade Física com munícipes
- Projeto Música na Praça promete agitar Santana de Parnaíba no próximo dia 30
- Festa Junina do Centro de Convivência da Terceira de Santana de Parnaíba