Santana de Parnaíba conquista 19 medalhas Sul-Americano de Karatê e vão ao mundial na Índia
quinta-feira, 25 de outubro de 2012Os caratecas de Santana de Parnaíba foram destaque no campeonato Sul-Americano de Karatê Goju Ryu, que aconteceu entre os dias 12 e 13 de outubro, na Argentina. Os atletas parnaibanos, que integraram a seleção brasileira, conquistaram um total de 19 medalhas, sendo 14 de ouro, três de prata e duas de bronze, em diversas categorias, no individual e em equipe. Este resultado garante vagas para o Campeonato Mundial de Karatê, que acontece na Índia, no próximo ano.
Participaram da competição caratecas da cidade, com idades entre 12 e 46 anos de idade, em várias categorias – de infantil a veterano –, em diversos pesos, nas faixas marrom e preta. Eles competiram no Shiai (luta), sendo que três deles também disputaram no Kata (apresentação).
A seleção brasileira foi composta por um total de, aproximadamente, 50 atletas, sendo que 17 deles eram de Santana de Parnaíba. O Brasil teve o melhor desempenho nas competições e sagrou-se bicampeão Sul-Americano de Karatê Goju Ryu. Em segundo lugar, ficou a equipe do Chile, e em terceiro, a Argentina.
A grande participação de atletas de Santana de Parnaíba, na seleção brasileira, foi devido ao ótimo desempenho que os caratecas parnaibanos obtiveram no Campeonato Brasileiro de Karatê, realizado no primeiro semestre de 2012, na cidade de Foz do Iguaçu (PR). Na ocasião, eles conquistaram um total de 42 medalhas, sendo 13 de ouro, 16 de prata e 13 de bronze. Por este motivo, os professores de karatê da cidade Joaquim da Rocha Pedroso e André Luiz Garutti foram convidados para exercerem, respectivamente, as funções de técnico e auxiliar-técnico.
Para André Garutti, foi uma ótima surpresa o grande desempenho que os atletas de Santana de Parnaíba obtiveram no campeonato. “Quando participamos do primeiro campeonato sul-americano, os nossos atletas voltaram determinados a treinar bastante para a próxima competição. Eles tiveram uma grande dedicação e evoluíram muito tecnicamente. E o resultado deste trabalho veio com o grande número de atletas que disputou e conquistou diversas medalhas”, disse Andre.
No primeiro campeonato sul-americano, realizado em 2010, em Montevidéu, no Uruguai, a cidade de Santana de Parnaíba foi representada por três atletas, que conquistaram quatro medalhas de ouro. Na época, o Brasil também foi campeão na classificação geral.
Todos os caratecas de Santana de Parnaíba que disputaram o campeonato Sul- Americano começaram a praticar karatê nas escolinhas de base, oferecidas, gratuitamente, pela Prefeitura de Santana de Parnaíba, por meio da Secretaria Municipal de Atividade Física, Esporte e Lazer (SMAFEL), em diversos bairros da cidade.
Fonte: Folha Paulistana
Mais notícias sobre Santana de Parnaíba:
- Hora do Planeta 2013 em Santana de Parnaíba
- Servidores municipais de Santana de Parnaíba arrecadam mais de 31 mil peças para a Campanha do Agasalho 2011
- Falsos funcionários de TV a cabo são presos em Santana de Parnaíba
- Folia de Reis encerra as comemorações natalinas em Santana de Parnaíba nessa sexta-feira (06/01)
- Santana de Parnaíba recebe exposição Amalgamar