Santana de Parnaíba conquista índice de cárie abaixo da estipulada pela OMS
quarta-feira, 7 de março de 2012Hoje, a cidade de Santana de Parnaíba é uma cidade reconhecida pelos fortes investimentos em áreas fundamentais. E, dentre os diversos projetos desenvolvidos pela atual administração, merecem atenção os desenvolvidos na área de saúde bucal, que além de atenderem as necessidades básicas da população, oferecem atendimento diferenciado, entre os municípios da região.
É importante ressaltar que as ações municipais desenvolvidas na área não visam apenas a acuidade bucal, mas também a prevenção e o combate às doenças da boca. Para isso, desde quando assumiu, pela primeira vez, a administração do município, em 1997, o Prefeito Silvinho Peccioli vem investindo e aprimorando as ações municipais na área de saúde bucal.
Atualmente, a comunidade parnaibana conta com atendimento ambulatorial sem restrição de faixa etária, nas unidades de saúde da Rede Municipal de Saúde, além de ações coletivas nos Colégios Municipais da cidade.
“Hoje, após longos investimentos na necessidade básica da população, estamos procurando aprimorar os serviços oferecidos na área de saúde, assim como em diversas outras. Além de buscarmos melhorar o atendimento odontológico ambulatorial curativo, temos focado os nossos esforços para levar aos nossos munícipes, de modo adequado, o trabalho preventivo e de promoção da saúde bucal”, afirma o Prefeito Silvinho Peccioli.
Índice de cárie abaixo do estipulado pela OMS
Como resultado, Santana de Parnaíba vem se destacando, obtendo ótimos índices, como o apresentado no último levantamento epidemiológico da cárie dental, que consiste na verificação de dentes cariados, extraídos e obturados (conhecido como Índice CPOD), no qual o município, em 2011, registrou índice de 1,34 em crianças com 12 anos e 1,49 em crianças com cinco anos. O que coloca o município em uma excelente situação, visto que a cidade registra índice muito abaixo do preconizado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que é de 2,98, aos 12 anos. “A verificação deste índice é fundamental para o desenvolvimento de ações municipais, principalmente, por proporcionar a triagem, a avaliação do risco e um panorama geral dos casos de doença bucal na população”, enfatiza o Prefeito Silvinho Peccioli.
Centro de Especialidades
Entre as diversas ações desenvolvidas pela municipalidade na área, uma grande conquista dos moradores de Santana de Parnaíba é o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), que funciona na UBS Dr. Álvaro Ribeiro – localizado à Rua Coronel Raimundo, 90, no Centro Histórico.
No local, a população conta com serviços diversos, que vai desde a prótese dentária total e parcial removível, até a endodontia (realização de canal dentário), periodontia e cirurgia oral buço-maxilo de menor complexidade, como a realização de biópsia na área bucal, remoção de lesões e extração de dente.
O Centro de Especialidades ainda disponibiliza atendimento aos pacientes com necessidades especiais, odontopediatria, distúrbios de Articulação Têmporo Mandibular (ATM) e acupuntura para os distúrbios da ATM. Em 2011, foram realizados no CEO 17.552 procedimentos especializados.
Também na UBS Dr. Álvaro Ribeiro funciona um laboratório de próteses dentárias, que é um dos grandes diferenciais dos municípios da região, principalmente, por atender todas as faixas etárias, sem restrições. Por meio desta ação, todos os membros da comunidade local e que requerem o uso de prótese, são atendidos, gratuitamente, na Rede Municipal de Saúde.
Em 2011, foram entregues 1.273 próteses.
Além de ganhar a sua prótese, o paciente recebe todo o acompanhamento necessário para a sua adaptação em relação ao instrumento, por meio do Projeto “Transformando Sorrisos”, que é desenvolvido em parceria entre o dentista e o fonoaudiólogo. A idéia é facilitar a adaptação dos usuários de próteses, com um trabalho de fortalecimento e reabilitação da musculatura bucal.
O Programa Coletivo de Saúde Bucal também é um dos destaques das ações municipais no setor. Por meio desta iniciativa, os alunos matriculados nos Colégios Municipais da cidade são atendidos por profissionais da área, com atividades educativas e preventivas.
Desenvolvidas por dentistas e auxiliares de saúde bucal, da Secretaria Municipal de Saúde, este projeto tem como objetivo promover, junto às crianças e jovens da Rede Municipal de Ensino, hábitos saudáveis de higiene bucal e, com isso, melhorar, cada vez mais, a qualidade de vida dessas pessoas.
No ano passado, a equipe, composta por seis cirurgiões-dentistas, realizaram 110.743 ações preventivas. Este mesmo grupo de profissionais, ainda, realizou o inquérito epidemiológico da cárie dental ao examinarem 1.083 crianças com cinco anos de idade e 932 crianças com 12 anos – faixas etárias adotadas internacionalmente como parâmetro básico para diagnóstico do Índice CPOD.
Além da realização de escovações supervisionadas, evidenciação de placa bacteriana e aplicações tópicas de flúor, por meio deste projeto são realizadas atividades educativas, entre elas, palestras e exibição de filmes. Durante esta ação, ainda, os alunos da Rede Municipal de Ensino recebem, gratuitamente, creme dental e escovas de dente.
Só no ano passado, foram entregues sete mil tubos de creme dental e 40 mil escovas de dente aos estudantes da cidade. Hoje, são atendidos por este programa coletivo cerca de 20 mil crianças e jovens, com idade entre zero e 15 anos.
Atendimento ambulatorial
Outra medida que contribuiu bastante para o ótimo resultado de CPOD na cidade é o atendimento ambulatorial gratuito, oferecido pela Prefeitura, no qual o munícipe conta com tratamento odontológico completo. Vale ressaltar que este serviço abrange todas as faixas etárias, com consultas agendadas nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), nas Unidades de Saúde Avançada (USAs), na Unidade de Saúde da Família (USF) e na unidade móvel do Programa Saúde da Família (PSF). Em 2011, foram realizados 210.851 procedimentos ambulatoriais odontológicos de clínica geral.
Urgência odontológica
Desde maio do ano passado, a comunidade parnaibana conta com atendimento de urgência odontológica, que é oferecido no Pronto Atendimento Médico (PAM) Santa Ana. Este serviço é disponibilizado à população todos os dias da semana, inclusive finais de semana e feriados, das 7h às 19h.
Implantado com o intuito de atender melhor a população, esta ação tem proporcionado um atendimento mais rápido e em ambiente adequado a situações de urgência, realizado por profissionais especializados e preparados para este tipo de atendimento. Em 2011, foram promovidos 5.128 procedimentos de urgência odontológica no local.
Projetos para 2012
Para este ano, a municipalidade pretende continuar ampliando as ações na área de saúde bucal, bem como em diversos outros setores. Umas das iniciativas a serem implantadas em 2012 é o atendimento ambulatorial nos Colégios Municipais da cidade, que deve ser realizado pela mesma equipe de prevenção da saúde bucal, da Secretaria Municipal de Saúde.
O serviço consiste em ser realizado em módulos odontológicos, onde os dentistas vão fazer uma avaliação e tratamentos menos complexos nos alunos da Rede Municipal de Ensino. Com esta medida, a Prefeitura pretende abranger o maior número de pessoas possível com atendimento odontológico e manter o foco preventivo de todo o trabalho promovido na área.
A municipalidade, ainda, deve ampliar o atendimento ambulatorial de próteses, com a implantação de mais um laboratório na região da Fazendinha, além do já existente na UBS Dr. Álvaro Ribeiro. “Além de descentralizar o atendimento do Centro de Especialidades Odontológicas, esta medida vai facilitar o acesso da população ao serviço”, ressalta a supervisora técnica da saúde bucal, da Secretaria Municipal de Saúde, Rosana Lappo.
Mais notícias sobre Santana de Parnaíba:
- Santana de Parnaíba fica entre os três melhores em campeonato de karatê
- Prefeitura de Santana de Parnaíba abre inscrições para o 9º Passeio Turismo Off Road
- Delegação de Santana de Parnaíba já está em Itapetininga para a disputa da 55ª edição dos Jogos Regionais
- Santana de Parnaíba terá Corpo de Bombeiros
- Câmara Municipal de Santana de Parnaíba volta a funcionar amanhã (5)