Santana de Parnaíba constrói mais três postos 24 horas da Guarda Municipal Comunitária
segunda-feira, 26 de dezembro de 2011Para o Prefeito Silvinho Peccioli, a área de segurança sempre foi uma das prioridades de sua administração. Este ano, foram investidos R$ 21 milhões no setor, para manter a Guarda Municipal Comunitária (GMC) – composta por mais de 430 homens – e toda a estrutura de segurança da cidade. E para ampliar, ainda mais, a atuação dos agentes, a Prefeitura iniciou a construção de três novos postos 24 horas, que serão erguidos nos bairros Parque Santana I, Colinas da Anhanguera e Cidade São Pedro. O município já possui 12 unidades da GMC, espalhados por vários bairros da cidade.
O contrato para a construção dos três postos da GMC foi assinado em novembro deste ano e a conclusão das obras está prevista para maio de 2012. O custo total está orçado em R$ 469.483,49, montante que será pago com verba pública municipal. Sob supervisão da Secretaria Municipal de Obras, a empresa responsável pela execução das construções é a FIG Incorporadora e Construtora Ltda. Vale ressaltar, que a ampliação do número de postos da GMC é mais um ponto do atual plano de governo do Prefeito Silvinho Peccioli, que está sendo cumprido.
O primeiro posto a ser erguido é o do Parque Santana I, em frente à rotatória da Estrada dos Romeiros, próximo ao condomínio Tarumã. No momento, a obra já está com a fundação concluída e o próximo passo será a alvenaria.
No Colinas da Anhanguera, na Avenida Cândido Portinari, na região central do bairro, também já estão em andamento as obras do novo posto da GMC do bairro. No momento, está sendo executada a terraplanagem.
E no bairro Cidade São Pedro, o posto a ser construído estará localizado na Avenida Jaguari, próximo ao empreendimento Jardim das Flores. No local, ainda não foram iniciadas as obras, em função de uma interferência da SABESP, o que ocorrerá no início de janeiro.
Nos três novos postos, o modelo de construção será similar aos já existentes, com algumas modificações, como blocos reforçados e janelas blindadas, para garantir maior segurança do guarda que ficará no local.
A GMC conta, hoje, com uma base central e mais 12 postos fixos, localizados em pontos estratégicos nos bairros Fazendinha (dois postos), Alphaville (três postos), Tamboré, Colinas da Anhangüera, Cururuquara, Cidade São Pedro, 120, Aldeia da Serra e Parque Santana I.
Vale destacar, que mensalmente, a Guarda Municipal atende uma média de 350 ocorrências. Sendo que, qualquer ocorrência dentro do perímetro do município, é atendida pela unidade mais próxima em, no máximo, cinco minutos.
Para o comandante da Guarda Municipal Comunitária Luís Carlos da Rocha, a construção de três novos postos irá ampliar ainda mais a atuação dos GMCs. “Além de aumentar o atendimento do município, o mais importante, é que esses três postos estarão estrategicamente localizados, nas entradas e saídas dos bairros. Sendo assim, em caso de qualquer ocorrência, ficará mais fácil efetuar um bloqueio ou atender a uma chamada, por exemplo, garantindo mais eficiência e rapidez na atuação do serviço prestado pelos guardas”, explica.
Investimentos em Segurança
A Guarda Municipal Comunitária da cidade Santana de Parnaíba foi criada em 1999, por meio da Lei Complementar nº 018, de 23 de novembro. Antes de sua criação, os guardas municipais eram responsáveis apenas por cuidar da segurança do patrimônio público. Na época, a corporação contava com apenas 17 guardas. Após a implantação da lei, a corporação ganhou novas atribuições.
De lá para cá, muitos investimentos foram realizados no setor, o que vem registrando resultados positivos ano após ano. Prova disso, nos oito primeiros meses de 2011, a cidade obteve redução em cinco delitos, com dados comparativos em anos anteriores, de acordo com as estatísticas divulgadas pela Secretaria Estadual de Segurança Pública.
A cidade possui, também, o menor índice de roubos da Grande São Paulo. O número de carros furtados registrou uma queda de 55%. E a cidade é a única da Região Oeste da Grande São Paulo a reduzir os números de homicídios dolosos (com intenção de matar). Houve uma queda de 37% deste delito. O município também não registrou nenhum caso de latrocínio, neste mesmo período.
Vale lembrar, que este ano, foi inaugurado o novo Centro de Treinamento dos integrantes da GMC, que possui um estande de tiro. A Prefeitura também promoveu a reforma no Prédio da Polícia Militar, que fica no Centro da cidade, para proporcionar melhores condições de trabalho aos membros da PM que, aqui em Santana de Parnaíba, atua conjuntamente com a guarda municipal e a polícia civil.
Além de todo o trabalho ostensivo e preventivo, das mais variadas naturezas, a Guarda Municipal Comunitária, ainda, conta com o Departamento Civil e Meio Ambiente, que presta auxílio aos outros órgãos que atuam no setor, além de realizar rondas em áreas de mananciais e de preservação ambiental.
O trabalho da GMC de Santana de Parnaíba tornou-se base como modelo de policiamento, sendo a única na região que oferece cursos de guardas comunitários para as cidades vizinhas. Além disso, ela profere, constantemente, palestras em diferentes regiões do Brasil, sendo seu trabalho reconhecido até em âmbito internacional. Prova disso, a GMC até já recebeu um prêmio que a coloca entre as 10 melhores guardas comunitárias do Brasil.
Fonte: Prefeitura de Santana de Parnaíba
Mais notícias sobre Santana de Parnaíba:
- Santana de Parnaíba X Amigos do Caio Ribeiro e Juninho Paulista marca reabertura do Campo Municipal
- Santana de Parnaíba: Igreja Matriz SantAnna recebe Projeto Música é Cultura
- Três moradores de Santana de Parnaíba recebem próteses
- Santana de Parnaíba: Projeto Música na Praça retorna com sua programação normal em março
- Manifesto em Santana de Parnaíba aconteceu em clima de paz