Santana de Parnaíba entrega Prêmio Educador Nota Dez a 25 professores da Rede Municipal de Ensino
sexta-feira, 16 de dezembro de 2011Visando incentivar e valorizar os professores da Rede Municipal de Ensino, todos os anos, a Prefeitura de guia de Santana de Parnaíba promove o Prêmio Educador Nota Dez. O evento, que este ano completou a sua quinta edição, aconteceu na noite da última segunda-feira (12/12), no Clube Atlético Sant’Anna (C.A.S.A), e contou com a presença de várias autoridades da cidade. O Prefeito Silvinho Peccioli e a secretária municipal de Educação Eliana Maria da Cruz Silva marcaram presença na cerimônia.
Também prestigiaram o evento o vice-prefeito e secretário municipal do Emprego e Desenvolvimento Econômico e Social (SEMEDES) Pedro Mori; as diretoras da Secretaria Municipal de Educação Terezinha Barradas e Célia Munhoz; o presidente da Câmara Municipal Régis Salles; os vereadores Maria Helena Arruda Santos, Cibele da Silva, Chiquinho Miguel, Carlos Fernando Siqueira Rosin e Professor Hélio; além de professores, diretores e supervisores da Secretaria de Educação.
Durante a solenidade, o Prefeito Silvinho Peccioli ressaltou a importância do investimento na educação como melhoria da qualidade de vida da população e crescimento do País. “É um prazer poder estar aqui, hoje, participando de mais uma edição do Prêmio Educador Nota Dez. Os países, estados e cidades, cada um na sua esfera de competência no processo de redução das desigualdades sociais, terão que escolher pela educação. Por isso, temos optado por esse caminho, priorizando o setor, com diversas ações que possibilitem oferecer ensino de qualidade a nossa população. E uma delas se dá por meio desta homenagem aos profissionais da área, pelo esforço e dedicação, ao longo do ano”, ressaltou a autoridade municipal, durante a cerimônia.
A iniciativa foi criada com o intuito de avaliar e premiar os mestres que alcançaram os melhores resultados com bônus em dinheiro. Os valores variam de mil a dez mil reais, conforme classificação de 1º a 5º lugares, em cinco categorias diferentes: Educação Infantil/Fase Introdutória e Educação Especial; Ensino Fundamental I ( de 1ª e 2ª séries); Ensino Fundamental I (de 3ª e 4ª séries); Ensino Fundamental II (de 5ª a 8ª séries) e Ensino Médio (de 1ª a 3ª séries).
Este ano, dos 364 educadores que se inscreveram, 292 concorreram ao prêmio, sendo que destes, apenas 25 foram condecorados. Os mestres dos Ensinos de Educação Infantil, de Fase Introdutória (Ensino Fundamental), de Educação Especial e de Educação Física, tiveram que entregar um projeto baseado no tema: “Valores: Construindo uma sociedade mais humana e mais justa”. Já os educadores das outras séries foram avaliados a partir das notas obtidas por seus alunos em uma prova, aplicada para este propósito, no mês de outubro. Mais de oito mil estudantes passaram por essa avaliação.
O Prefeito Silvinho Peccioli ainda justificou o acerto dos investimentos na área. “Hoje, se observa facilmente o quanto o ensino e os profissionais da área aumentaram e se aperfeiçoaram, tanto que é considerada uma referência. No Desafio Bovespa 2011, os alunos do Colégio Municipal Padre Anacleto de Camargo ficaram com o primeiro lugar, competindo com estudantes de escolas públicas e particulares, e na 14ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) os alunos da Rede Municipal de Ensino conquistaram diversas medalhas de ouro, prata e bronze. Tudo isso só comprova o esforço da municipalidade e de toda a comunidade, que entendem que a educação no município deve ser priorizada. Por isso, precisamos de profissionais preparados, dedicados e que trabalhem para o desenvolvimento de nossas crianças e jovens. Por isso, temos investido na área, inclusive, no aprimoramento constante de nossos educadores”, declarou Silvinho Peccioli.
Para se inscrever no concurso, os professores tiveram que atender a alguns quesitos, como estar, no mínimo, um ano na Rede Municipal de Ensino, lecionar mais de 20 aulas semanais em Colégios Municipais, ministrar aula para classe com 25 alunos ou mais e não sofrer nenhum tipo de punição durante o período das inscrições até a avaliação final.
Já a secretária municipal de Educação ressaltou a importância do educador para a formação de cidadãos conscientes no município. “Cada um de vocês foram muito corajosos e audaciosos. Essa administração tem trabalhado muito, há 15 anos, para a melhoria da qualidade do ensino. Há uma preocupação com a área, tanto que este prêmio é uma forma de incentivar os nossos profissionais. Quem é educador tem uma missão na vida, que requer amor e dedicação. Quero aproveitar para parabenizar a todos vocês, que, ao longo de todos esses anos, estão trabalhando para construir a história da educação em Santana de Parnaíba”, comentou Eliana Maria da Cruz Silva.
Bastante contente por ter ficado com o primeiro lugar na categoria Ensino Fundamental I (de 3ª e 4ª séries), Adriana Albernaz Antunes, que é professora de inglês do Colégio Municipal Tom Jobim, elogia a iniciativa municipal. “É com muita alegria que recebo este prêmio. É uma forma de valorização e reconhecimento dos alunos junto ao trabalho realizado por nós”, disse Adriana Antunes.
O Prêmio Educador Nota Dez também condecorou 25 alunos com um notebook. Vinte deles são alunos dos professores premiados, que obtiveram o melhor rendimento na avaliação realizada para o concurso. Já os outros cinco foram sorteados, durante a cerimônia de premiação, e são alunos dos mestres premiados nas categorias Educação Especial, Educação Infantil, Fase Introdutória e das aulas de Educação Física – que não houve avaliação.
A entrega dos notebooks, conforme anunciado durante a solenidade do Prêmio Educador Nota Dez, aos 25 alunos beneficiados está prevista para acontecer na próxima quarta-feira (14/12), às 15h30, no Auditório da Secretaria Municipal de Educação, localizado à Avenida Copacabana, 80, no bairro Jardim Benoá.
Mais notícias sobre Santana de Parnaíba:
- Centro Esportivo de Santana de Parnaíba inicia atividades em janeiro com mais de 1,5 mil alunos matriculados
- Santana de Parnaíba conquista 19 medalhas Sul-Americano de Karatê e vão ao mundial na Índia
- Centro de Convivência do Idoso expõe trabalhos em Santana de Parnaíba
- Antilhas reforça compromisso com a sustentabilidade em Santana de Parnaíba
- Começam as obras na ETE de Santana do Parnaíba