Santana de Parnaíba marca presença na 6ª edição do Salão do Turismo
quinta-feira, 14 de julho de 2011As manifestações culturais de várias regiões, bem como os principais roteiros turísticos do Brasil, podem ser visitados na 6ª edição do Salão do Turismo – evento que acontece de 13 a 17 de julho, no Pavilhão de Exposições do Anhembi, localizado à Avenida Olavo Fontoura, 1.209, em São Paulo. Encontra Santana de Parnaíba está participando do evento com três opções de roteiros turísticos, do Estado de São Paulo.
A abertura oficial do evento aconteceu na manhã da última quarta-feira (13/07), no Auditório Elis Regina, e contou a presença dos ministros do Turismo Pedro Novais, do Esporte Orlando Silva, da Pesca Luiz Sérgio, do Prefeito de São Paulo Gilberto Kassab, entre outras autoridades políticas do país.
Considerado o maior evento do segmento na América Latina, a ação é promovida pelo Ministério do Turismo, como uma estratégia de mobilização, promoção e comercialização de roteiros turísticos, desenvolvidos a partir das diretrizes do Programa de Regionalização do Turismo – Roteiros do Brasil. Voltado aos turistas e profissionais da área, o Salão do Turismo oferece aos visitantes a possibilidade de se interar em relação a rotas existentes em todos os Estados do País.
Na edição deste ano, Santana de Parnaíba está presente em três estandes, sendo que cada um deles vai expor ao público os três principais roteiros turísticos da cidade: “Caminho do Sol”, “Roteiro dos Bandeirantes” e “Circuito Taypa de Pilão”. No local de cada estande, são oferecidas todas as informações sobre os passeios, bem como o valor de cada um deles, que podem ser adquiridos pela agência de turismo que comercializa os roteiros.
Para conhecer sobre os roteiros, basta acessar os seguintes links: caminhodosol.org, roteirodosbandeirantes.com.br e colecaotaipadepilao.yolasite.com.
A cidade ainda levou para o Salão a montagem teatral “Bandeira Errante”, encenada pelo grupo de atores do Departamento Artístico Teatral (DEARTE), da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo. A montagem mostra ao público como era a vida dos bandeirantes, a preparação para a saída de uma bandeira e o contato com os índios.
Quem fez questão de visitar a sexta edição da feira foi o secretário de cultura e turismo de Santana de Parnaíba Daniel Daher (Deco). “A participação da nossa cidade no Salão do Turismo é muito importante, até mesmo para ganhar visibilidade e levar para as regiões do Brasil o turismo de Santana de Parnaíba, que possui o maior conjunto arquitetônico tombado e preservado do Estado de São Paulo”, explica.
Quem for conferir as atrações do Salão do Turismo pode conhecer os roteiros turísticos de todos os Estados do Brasil e adquirir pacotes, produtos e serviços turísticos, com bons descontos. Aliás, quem passar pelo evento ainda pode ver e comprar o artesanato, os produtos da agricultura familiar e a gastronomia típica, além de assistir a manifestações artísticas de diversas regiões do País.
A expectativa é que, aproximadamente, 100 mil pessoas participem da feira. O público pode, também, assistir debates e palestras e ainda conhecer casos de sucesso, trabalhos científicos e projetos relacionados ao turismo.
Para quem quiser visitar a 6ª edição do Salão do Turismo, a entrada no local é gratuita, mediante credenciamento antecipado no site oficial do evento: salao.turismo.gov.br. Caso não seja feito o cadastro, o valor da entrada é de R$10,00, por dia, ou R$15,00, para todos os dias de evento. Os horários de visitação são de quarta a sexta-feira, das 14h às 21h, sábado, das 11h às 22h, e no domingo, das 11h às 20h.
Fonte: Prefeitura de Santana de Parnaíba
Mais notícias sobre Santana de Parnaíba:
- Santana de Parnaíba recebe segunda etapa masculina da Liga Sanjoanense do Festival de Voleibol da Melhor Idade
- Santana de Parnaíba promove 1º Encontro de Acessibilidade na próxima terça-feira (3)
- Manifesto em Santana de Parnaíba aconteceu em clima de paz
- Sebrae de Santana de Parnaíba abre inscrições para o curso Aprender a Empreender
- Santana de Parnaíba tem muitos feridos no trânsito