Santana de Parnaíba participa da 15ª edição do Revelando São Paulo
sexta-feira, 9 de setembro de 2011A cidade de Santana de Parnaíba marcará presença na 15ª edição do Revelando São Paulo (Capital) – festival que apresenta as manifestações culturais e artísticas das diversas cidades paulistas. Organizado pela Secretaria de Estado da Cultura e pela Associação Abaçaí Cultura e Arte, o evento acontece de 09 a 18 de setembro, das 9h às 22h, no Parque Vila Guilherme/Trote e Mart Center – localizado à Avenida Nadir Dias de Figueiredo, na Vila Guilherme, São Paulo. A entrada é franca.
São esperados mais de um milhão de pessoas ao longo dos dez dias de programação. O evento deste ano reunirá mais de 200 municípios, que irão trazer cerca de 300 grupos artísticos e folclóricos. Haverá, também, 120 estandes de artesanato e 80 espaços de culinária, que estarão abertos durante todo o evento.
O público poderá conferir diversas apresentações ao longo dos dez dias, como, Bandas e Fanfarras, Seresteiros, Encontro das Manifestações Cosmopolitas, Encontro de Violeiros e Sanfoneiros, Encontro de Catira, Encontro de São Gonçalo, Encontro de Fandango, Encontro de Cururu, Encontro de Quadrilhas, Festival de Bonecos de Rua e Cabeções, Encontro de Folias de Reis, Festa de Cosme e Damião, Noite dos Tambores, Congado Paulista.
Também integram as atrações jogos e brincadeiras, conduzidos pelas comunidades indígenas no Parque Vila Guilherme. Em parceria com a Fundação Instituto de Terras do Estado de São Paulo (ITESP) e com o Instituto Socioambiental (ISA), as comunidades quilombolas do Vale do Ribeira terão um espaço para apresentar seu artesanato, culinária e manifestações culturais. O público ainda poderá conferir a movimentação de tropas e tropeiros, carros de bois, carreiros e demonstrações das antigas corridas com Surks.
Para comemorar os 15 anos de Revelando São Paulo Capital, toda a programação do evento vai ser transmitida ao vivo pela internet (revelando.tv.br).
Nesta edição, Santana de Parnaíba estará presente na feira de artesanato, que irá funcionar todos os dias do evento. O município vai expor artigos como a cachaça artesanal do Engenho do Osíris – uma das mais tradicionais da cidade – entalhes em madeira, do artesão Marcos Roberto da Silva, bordados feitos por Dilza Frota, além dos famosos cabeções. O município também terá uma barraca de culinária, com doces cristalizados.
Um dos destaques será a participação de Santana de Parnaíba no XIX Festival de Bonecos e Cabeções, que acontece no sábado (17/09), às 9h. O encontro vai reunir grupos de diversas cidades, que mantêm esta tradição. Eles partirão da Praça Oscar Silva e seguirão até o Parque Vila Guilherme.
E no mesmo dia, às 18h, a cidade marcará presença na XI Noite dos Tambores, com o grupo Samba do Cururuquara, composto por descendentes dos antigos escravos, que viveram no bairro do Cururuquara em Santana de Parnaíba.
Mais notícias sobre Santana de Parnaíba:
- Disque denúncia ajuda a combater crimes em Santana de Parnaíba
- Santana de Parnaíba: Governo vai investir verba para remoção de sedimentos no rio Tietê
- Hora do Planeta 2013 em Santana de Parnaíba
- Santana de Parnaíba: Trecho da Estrada Bela Vista recebe recapeamento
- Folia de Reis encerra as comemorações natalinas em Santana de Parnaíba nessa sexta-feira (06/01)