Santana de Parnaíba realiza 99ª Romaria em Louvor a Santo Antonio do Suru
terça-feira, 12 de junho de 2012A cidade de Santana de Parnaíba celebra, no dia 17/06, sua tradicional festa popular em louvor a Santo Antonio do Suru. A comemoração, que irá completar sua 99ª edição, vai contar com diversas atrações, entre elas missas, shows musicais e barracas, com comidas e bebidas típicas que vão animar os romeiros locais e de diversos municípios vizinhos durante todo o dia .
Organizada pela Prefeitura de Santana de Parnaíba, juntamente com a comunidade católica, a festa começa logo cedo, às 8h, com a saída da romaria dos fiéis que, a pé, montados a cavalo ou a bordo de suas charretes e carros de boi seguem em romaria à Capela de Santo Antonio. A concentração dos cavaleiros será na Praça da Bandeira e a partida sairá da Igreja Matriz, logo após a tradicional bênção aos cavaleiros.
Às 10h, será realizada uma missa solene na Capela de Santo Antonio do Suru, em louvor ao “Santo Casamenteiro” e das “Causas Perdidas”.
Logo mais, às 13h, a dupla “Sereno e Tiãozinho” abrirá a programação musical do dia, cantando o melhor da moda de viola. Depois, às 16h, será a vez da apresentação da dupla “Duani e Dinei”, cantando um repertório variado de música sertaneja.
Outras atividades
Além da tradicional festa popular em louvor a Santo Antonio, a comunidade católica vai contar, também, com a realização de missas residenciais, durante todo o mês de junho. E, no dia 13, Dia de Santo Antonio, haverá uma missa na Capela do Suru, a partir das 19h.
Santo Antônio
Santo Antônio de Pádua, também conhecido como Santo Antônio de Lisboa, nasceu em Portugal, na cidade de Lisboa, com o nome de Fernando de Bulhões y Taveira de Azevedo, em 15 de agosto de 1195. Ele era de família nobre e rica.
Sua vida religiosa iniciou-se aos quinze anos de idade, em São Vicente de Fora, no Mosteiro de Cônego Regrantes de Santo Agostinho, onde fez o noviciado e mudou o seu nome para Antônio.
Ele foi cônego regular em Portugal até os 25 anos, quando um fato mudou sua vida. Ao saber que cinco franciscanos tinham sido martirizados em Marrocos, como conseqüência de tentar evangelizar infiéis, ele decidiu virar missionário. Foi, então, que ele entrou para a ordem dos franciscanos e logo foi enviado para trabalhar entre os muçulmanos, em Marrocos.
Porém, por motivos de saúde, ele foi obrigado a retornar para a Europa, permanecendo na Itália onde ocupou diversos cargos. Ele também foi professor na França.
Santo Antônio faleceu aos 36 anos de idade, no dia 13 de junho de 1231, no bairro de Arcella, na cidade de Pádua, na Itália. Ele foi canonizado por Gregório IX, em 30 de maio de 1232. Transformou-se em santo porque dedicou toda a sua vida aos mais pobres.
Mais notícias sobre Santana de Parnaíba:
- Antigomobilismo em Santana de Parnaíba abre inscrições para o seu 11ª Encontro
- Projeto Música na Praça promete agitar Santana de Parnaíba no próximo dia 30
- Almoço solidário acontece em Santana de Parnaíba
- Festa Junina do Centro de Convivência da Terceira de Santana de Parnaíba
- Festival em Santana de Parnaíba apresenta Criolo, Marechal e Raimundos