Santana de Parnaíba registra queda na taxa de mortalidade infantil
sexta-feira, 9 de setembro de 2011Reflexo das ações municipais promovidas no município em prol da melhoria constante da qualidade de vida da população, guia Santana de Parnaíba registrou, no ano passado, índice de mortalidade infantil menor que a média do Estado de São Paulo. De acordo com divulgação recente da Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (SEADE), a cidade obteve taxa de 10,7 óbitos para cada mil bebês nascidos vivos, em 2010, sendo que a média estadual, neste mesmo período, foi de 11,9.
Vale ressaltar que, nos últimos dois anos, Santana de Parnaíba vem registrando uma diminuição progressiva e considerável nos índices de mortalidade infantil. Em 2008, o município obteve taxa de 13,7 óbitos para cada mil bebês nascidos vivos; e em 2009, este número diminuiu ainda mais, para 12,4.
Esta conquista se deve às diversas ações desenvolvidas pela atual administração da cidade, focadas nas gestantes e nas crianças. “Temos investido incessantemente na área da saúde, aprimorando os serviços existentes e implantando outros que possam garantir a qualidade de vida da nossa população. Mas esta é uma luta constante, que temos que manter em pauta de forma permanente”, ressalta o Prefeito Silvinho Peccioli.
Outro fator importante que influenciou no resultado é o acompanhamento da população da cidade, na área de saúde. De acordo com o secretário municipal de Saúde Tales Garcia, o foco das ações municipais no setor hoje é voltado à prevenção, por isso, a administração tem trabalhado para monitorar todos que são atendidos nas unidades de saúde.
Segundo o secretário, o monitoramento é feito do seguinte modo: o munícipe faz acompanhamento na Rede Municipal de Saúde e quando se nota a falta em alguma consulta médica – principalmente as gestantes, com o ginecologista, e bebês, com o pediatra – profissionais da área entram em contato com ele para saber o que acontece, ação denominada como buscativa.
“Mãe Cidadã”
Os cuidados com a saúde da mãe e de seu bebê não param por aqui. O município ainda oferece todo o apoio e acompanhamento necessário às gestantes. Trata-se do Programa “Mãe Cidadã”, que é desenvolvido pelas Secretarias Municipais de Assistência Social e Saúde e consiste em oferecer pré-natal às mulheres, durante os nove meses de gestação.
Por meio desta ação, elas passam por consultas periódicas com médico nas unidades de saúde do município, além de participarem de palestras educativas, que abordam vários temas relevantes e fundamentais para a saúde da futura mamãe e seu bebê, como aleitamento materno, saúde bucal do bebê, nutrição, entre outros.
As futuras mães são acompanhadas por um médico ginecologista obstetra, além de contarem com a realização de exames, o fornecimento de orientações e esclarecimento de dúvidas. O projeto também promove, periodicamente, a entrega de kits de enxovais – cada um composto por banheira, chupeta, calça plástica, fralda de pano, pomada para assadura, meia, mijão, body, kits papinha e mamadeira, saída de hospital, macacão e cobertor.
Comitê de Mortalidade Materno-Infantil
Outra ação de grande importância foi a criação do Comitê de Mortalidade Materno-Infantil. Formado por uma equipe multiprofissional, composta por pediatra, ginecologista, assistente social e enfermeiro, os membros da entidade vão às casas das famílias para averiguar a causa das mortes ocorridas no município e, assim, aprimorar, constantemente, o atendimento à população.
Hospital Maternidade
Um dos projetos municipais que deve contribuir para a contínua redução da mortalidade infantil no município é a construção de um Hospital Maternidade, que deve dar um suporte ainda maior às gestantes da cidade. Este projeto é um sonho antigo do Prefeito Silvinho Peccioli, que não vem medindo esforços para a sua implantação.
De acordo com o secretário municipal de Saúde Tales Garcia, todas as ações municipais em prol da melhoria e manutenção da qualidade de vida das gestantes e de seus bebês é o resultado da grande preocupação da atual administração da cidade. “O Prefeito Silvinho Peccioli está batalhando no projeto de implantação de uma maternidade em Santana de Parnaíba, para partos de baixa e média complexidade, mas com sustentabilidade e responsabilidade, para que o benefício se mantenha e todo o acompanhamento do bebê seja feito no município. Realizando a prevenção da forma como já é feita, dificilmente teremos complicações nos trabalhos de parto e baixo risco à saúde das mães e seus bebês”, pondera o secretário.
Fonte: Prefeitura de Santana de Parnaíba
Mais notícias sobre Santana de Parnaíba:
- Santana de Parnaíba chega a um total de 200 espécies de aves catalogadas na cidade
- Pontos turísticos de Santana de Parnaíba aderem a Outubro Rosa
- Três moradores de Santana de Parnaíba recebem próteses
- Santana de Parnaíba abriga III edição do Parnaíba Festival
- Primeira-dama de Santana de Parnaíba se reúne com voluntários do Residencial Alphaville 11